Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Desporto

Primeiro relógio do clima de Portugal inaugurado na AAC (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 17-11-2021

Foi inaugurado, esta tarde, no edifício da Associação Académica de Coimbra o primeiro relógio de clima em Portugal. O Climate Clock é uma iniciativa mundial organizada por cientistas e ativistas com o objetivo de alertar para a emergência climática.

PUBLICIDADE

O Relógio do Clima consiste “numa contagem regressiva, baseada nos dados do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas, alertando quanto tempo tem a humanidade até que a temperatura média global suba 1.5 ºC.

O primeiro relógio mundial foi instalado em Nova Iorque, em setembro de 2020, tendo sido também já colocado em Roma, Seul e Glasgow.

PUBLICIDADE

publicidade

Em Portugal, este projeto é liderado pela Molecular JE e pela jeKnowledge, duas empresas juniores da Universidade de Coimbra, em parceria com a Associação Académica de Coimbra, que agora tem nas suas instalações o relógio.

“Este aumento é visto pelos especialistas como um ponto de não retorno, que deve ser evitado de forma a não piorar as condições climáticas para as gerações futuras. Segundo estas previsões, e se não reduzirmos as emissões correntes de gases de efeito estufa, já só faltam cerca de 7 anos e 247 dias até o aumento de 1.5 ºC ser atingido, disse Bernardo Nogueira, da Molecular JE.

PUBLICIDADE

“Este relógio tem a missão de consciencializar toda a população para que se possa evitar este desastre climático”, frisou Joana Baião, da JeKnowledge.

Para João Assunção, presidente da Associação Académica de Coimbra, “o relógio do clima é um grito de alerta desta geração para que se possa agir com convicção para reverter este desafio global.”

Veja o direto NDC com João Assunção, presidente da Associação Académica de Coimbra:

Veja o direto NDC com Bernardo Nogueira, da Molecular JE:

Veja o direto NDC com Joana Baião, da JeKnowledge:

Veja o direto NDC da apresentação do Climate Clock:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com