Primeiro-Ministro inaugura Casa da Jurisprudência no renascido Colégio da Trindade

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 20-10-2017

 

PUBLICIDADE

Na próxima quarta-feira, dia 25 de outubro, vai ser inaugurada a Casa da Jurisprudência no renascido Colégio da Trindade da Universidade de Coimbra (UC). Na cerimónia, que se realiza às 11 horas, estará presente o Primeiro-Ministro, António Costa.

CT_antes_Marta Costa

PUBLICIDADE

As obras de reabilitação do antigo Colégio da Trindade, edifício datado do século XVI e situado entre o Paço das Escolas da Universidade de Coimbra e a Couraça de Lisboa,na zona classificada pela UNESCO como Património da Humanidade, custaram cerca de sete milhões de euros. Uma parte do financiamento foi assegurada pelo Programa Mais Centro e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) da União Europeia, a outra pela própria Universidade.

Agora, o Colégio da Trindade dá lugar à Casa da Jurisprudência da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC), um centro de ensino e investigação na área das ciências jurídicas.

PUBLICIDADE

publicidade

CT - atual_Paulo Amaral

Para o reitor da UC, João Gabriel Silva, «a recuperação da última grande ruína da alta universitária, que é a maior obra efetuada na zona histórica da Universidade de Coimbra desde a construção dos edifícios do Estado Novo, marca bem a diferença de atitude perante o património, pois já não se arrasa para construir de raiz, mas se recupera para um uso moderno um edifício com séculos de história».

Acrescenta que «a Universidade de Coimbra é única pelo fecundo encontro que permite entre um passado pleno de relevância e a construção do futuro por caminhos sempre novos. Este Colégio representa esse espírito por inteiro».

Por seu lado, o diretor da Faculdade de Direito, Rui de Figueiredo Marcos, nota que «o Colégio da Trindade representa, sem dúvida, um elemento precioso na expansão dos projetos da Faculdade. Destina-se a albergar o curso de Jurisprudência que em breve a FDUC vai oferecer no sentido de proporcionar, essencialmente aos seus estudantes e licenciados, uma formação de cariz prático assente em ilustrações de casos jurisprudenciais. Contará com a colaboração de magistrados, advogados e de outros profissionais do foro».

Rui de Figueiredo Marcos refere ainda que «no Colégio da Trindade habitará também o Instituto Jurídico da Faculdade de Direito que tem como missão primeira realizar obra de investigação no domínio da ciência jurídica. Terá, seguramente, o futuro por si».

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE