A 34.ª edição da EXPOFACIC começou da melhor forma e deixou a organização com motivos para sorrir.
PUBLICIDADE
Depois de uma noite marcada pelos concertos de Bárbara Tinoco e Vizinhos— que surpreenderam o público com uma atuação conjunta — o presidente da INOVA-EM, Pedro Cardoso, faz um balanço “absolutamente notável” daquele que considera ter sido “o melhor arranque de sempre” da maior feira-festa do país.
PUBLICIDADE
A inauguração oficial, realizada na quinta-feira, 30 de julho, reuniu milhares de visitantes e deu o mote para 11 dias de animação em Cantanhede.
“Iniciámos a edição de 2026 com um primeiro dia absolutamente notável, espetacular, com um grande concerto, mas, sobretudo, com toda a feira-festa a funcionar em pleno”, afirmou Pedro Cardoso, em entrevista no estúdio do NDC instalado no recinto.
“A participação foi espantosa. Superou as expetativas e deixa-nos olhar para esta edição com muito otimismo. É um sinal de esperança para os dez dias que temos pela frente.”
Uma das grandes novidades está precisamente na área agrícola, que foi ampliada e reorganizada.
“Todos os setores têm novidades. A área agrícola sofreu uma reorganização profunda e apresenta novos espaços dedicados ao mundo rural, aos animais e aos ecossistemas, com experiências que vão surpreender os visitantes.”
Entre as novidades destaca-se o “Quintal dos Animais”, novas áreas dedicadas às famílias e espaços onde é possível conhecer de perto diferentes espécies e atividades ligadas ao campo.
Também o espaço Gaming chega reforçado, com mais consolas, videojogos de última geração e novas experiências interativas.
Já a EXPOFACIC Kids volta a apostar nas famílias, com insufláveis, oficinas, atividades educativas, presença de museus e espetáculos, entre os quais a atuação da Banda Panda.
As tradicionais tasquinhas continuam a ser um dos pontos de maior atração do recinto, reunindo os sabores da Gândara, da Bairrada e do Baixo Mondego.
A praça da alimentação foi renovada e volta a destacar os vinhos da Bairrada, os produtores regionais e os espaços de convívio.
Os visitantes encontram ainda mais de uma centena de artesãos, a Feira Popular e vários espaços dedicados aos produtos portugueses.
“É um evento, mas são mil experiências diferentes. Queremos proporcionar momentos marcantes para todas as idades.”
Mais estacionamento e seis linhas especiais de autocarro
A pensar na comodidade dos visitantes, a organização criou este ano mais três parques de estacionamento.
O cartaz desta sexta-feira, 31 de julho, é liderado por Sara Correia, que sobe ao palco principal às 22:0000, seguindo-se Nininho Vaz Maia, à meia-noite.
“Vai ser uma grande noite, um grande espetáculo, mas também uma oportunidade para descobrir tudo aquilo que a EXPOFACIC tem para oferecer.”
O convite do presidente da INOVA termina em tom descontraído: “O verão só tem duas possibilidades: “Ou vêm à EXPOFACIC… ou vão arrepender-se.”
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE