Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Portugal

Primeira mulher mergulhadora da Marinha Portuguesa tem 24 anos

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 03-09-2021

A primeiro-grumete Adriana Oliveira é a primeira mulher a concluir o curso de Mergulhadores revelou hoje a Marinha Portuguesa.

PUBLICIDADE

Adriana Aquino de Oliveira tem 24 anos de idade, é natural de Vila do Conde e é licenciada em Ciências do Mar, pela Universidade dos Açores.

Após o ingresso na Marinha, os militares, que concluem agora o curso de especialização, fizeram a recruta e após a qual juraram Bandeira, a 3 de julho de 2020.  Seguiu-se a exigente fase do curso para especialização da sua classe. Mais de um ano depois, os 10 militares, onde se inclui a primeiro-grumete Adriana Oliveira, concluem com aproveitamento o curso que lhes garante o ingresso na classe de Mergulhador.

PUBLICIDADE

publicidade

Os Mergulhadores constituem a componente operacional da Marinha na área do mergulho militar e inativação de engenhos explosivos, através do emprego de equipas altamente especializadas que operam num largo espectro de missões, tanto em tempo de paz, como em tempo de guerra.

PUBLICIDADE

Incumbe, ao Agrupamento de Mergulhadores, através do Departamento de Mergulho da Esquadrilha de Subsuperfície promover o aprontamento, o apoio logístico e administrativo das unidades de mergulhadores, assim como assegurar, através da Escola de Mergulhadores, o treino e formação dos militares.

As Unidades de Mergulhadores estão organizadas em três destacamentos, designados sequencialmente por nº1, nº2 e nº3, subdivididas por equipas de quantitativos variáveis em função da complexidade, dispersão geográfica ou a duração da missão o justifiquem.

Os Mergulhadores da Armada têm capacidade de mergulhar até 81 metros de profundidade.

Deve-se aos mergulhadores a aquisição da primeira Câmara Hiperbárica do País, tendo sido instalada na então Escola de Mergulhadores, sediada na Esquadrilha de Submarinos, desencadeando de forma pioneira, a Medicina de Mergulho e Hiperbárica, sob a tutela do Serviço de Saúde da Esquadrilha de Submarinos.

Os mergulhadores têm participado ao longo da sua existência em diversas missões de interesse público e noutras missões de relevo, quer nacionais, quer internacionais.

 

 

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com