Coimbra

Presidentes de câmara da Região de Coimbra em defesa “unânime” do Hospital dos Covões

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 17-06-2020

Os dezanove presidentes de Câmara que integram o Conselho Intermunicipal da CIM Região de Coimbra declararam “apoio total à manutenção dos serviços do Hospital dos Covões” e pediram ao Governo que trave o “esvaziamento” desta unidade.

PUBLICIDADE

“O Hospital dos Covões tem uma importância enorme para a população da Região de Coimbra, bem como para os profissionais que lá trabalham”, refere José Carlos Alexandrino, presidente daquele órgão da Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra, que se reuniu ontem, em Oliveira do Hospital.

PUBLICIDADE

publicidade

Os autarcas estão contra o eventual encerramento ou redução do horário do Serviço de Urgências do Hospital dos Covões, que nos últimos anos tem perdido diversos serviços.

Esta posição é igual à que foi divulgada pela Câmara Municipal de Coimbra, que destaca “a importância estratégica” do Hospital dos Covões para o território da CIM Região de Coimbra, “reforçada pela demonstração de qualidade e resiliência desta infraestrutura e dos seus profissionais” durante a pandemia da covid-19.

PUBLICIDADE

“O Hospital dos Covões deve continuar com o serviço de urgência aberta 24 horas por dia, com as diversas especialidades médicas, mantendo desta forma dois hospitais de excelência na Região: Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC) e o Hospital dos Covões”, argumenta a CIM.

José Carlos Alexandrino, presidente da Câmara de Oliveira do Hospital e líder da CIM Região de Coimbra, apela mesmo ao Governo “que intervenha e ponha termo a uma situação que prejudicará muitos portugueses”.

O CHUC serve uma população superior a 2,2 milhões de utentes, sendo constituído por “dois hospitais de adultos” (polo HUC e polo Hospital Geral dos Covões), um Hospital Pediátrico e duas maternidades (Maternidade Daniel de Matos e Maternidade Bissaya Barreto).

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE