Presidente do Turismo do Centro defende aumentos salariais

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 16-11-2017

O presidente do Turismo do Centro, Pedro Machado, defendeu hoje a valorização da atividade turística e um consequente aumento de salários, por considerar que os recursos humanos podem ser o problema mais crítico para Portugal a médio prazo.

PUBLICIDADE

PEDRO MACHADO

No 29.º Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo, a decorrer em Coimbra, o responsável referiu que “não é a falta de produto turístico, não é a falta de sustentabilidade, marca e de promoção” o problema que Portugal pode enfrentar na próxima década. “Chama-se serviços e recursos humanos”, concluiu.

PUBLICIDADE

publicidade

“Não podemos manter salários tão baixos quando queremos que a indústria floresça e ao mesmo tempo a qualidade do serviço acompanhe o aumento da indústria”, argumentou Pedro Machado, que relacionou melhores salários para profissionais com competências.

À mesma mesa, prosseguiu, devem sentar-se sindicatos, associações do setor e a Confederação do Turismo, por este ser um “problema que atinge todos”, incluindo os destinos turísticos.

PUBLICIDADE

Na sua intervenção no evento promovido pela Associação da Hotelaria de Portugal, o responsável defendeu que a “diversificação turística é uma ferramenta importante contra a saturação turística”, pelo que deve ser alterada a “estratégia de vender Portugal nos mercados externos” e diversificar mercados.

Sobre a valorização do turismo no interior, Pedro Machado afirmou a necessidade de “repensar a política do aproveitamento económico da floresta”, com o envolvimento de privados, mas também do setor do turismo.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE