Cidade

Presidente do PSD reúne à porta fechada com alguns patrões da comunicação social

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 24-04-2015

Fonte altamente colocada no Partido Social Democrata (PSD) confidenciou, pelos vistos inadvertidamente, a Notícias de Coimbra que o Presidente do seu partido ia estar em Coimbra nesta sexta-feira, 24 de abril, para conversar com a “comunicação social local e regional” sobre o “Estado da Nação”.

PUBLICIDADE

Notícias de Coimbra, que até costuma receber algumas notícias e convocatórias do PSD nacional e local, estranhou não ter sido convidado, pelo que tratou de investigar onde decorreria o encontro e  a que horas.

Quase de imediato conseguimos apurar que Pedro Passos Coelho ia estar no  Tivoli, pelas 18:00, o que se confirmou logo na recepção do hotel dos Espírito Santo.

PUBLICIDADE

O encontro estava marcado para a Sala Oriente. Entramos no local sem entraves, mas passados alguns minutos fomos abordados por um desconhecido, que se apresentou como assessor do PARSD, que nos perguntou quem éramos. Notícias de Coimbra, respondemos. O senhor, depois de ter consultado um papel com um croqui de uma mesa, informou-nos que não estávamos na lista.

Perguntamos porquê, pois pensávamos estar perante algum lapso, que alguém se tinha esquecido de nos enviar o e-mail. O assessor, de nome José Augusto, sempre com grande urbanidade, não nos deu de imediato uma resposta categórica, chegando mesmo a argumentar que a mesa era pequena para tantos jornais e rádios que existem por aqui, mas de seguida acabou por afirmar que a escolha era apenas para empresas jornalísticas convidadas pelo PSD, decisão que respeitamos. Entretanto, chegou Rui Baptista, assessor de imprensa do Primeiro Ministro que, muito gentilmente, reiterou que o encontro era só com quem os laranjas entenderam convidar, pelo que nos preparámos para abandonar o espaço hoteleiro.

PUBLICIDADE

publicidade

No entanto, depois de alguns minutos de conversa, foi-nos pedido para aguardarmos, tendo os representantes do PSD e do Governo  informado quase de imediato que podíamos entrar. Com 3 condições: Não estar na mesa onde se sentaram os outros. Não participar na discusão. Não revelar o teor da conversa. As condições eram leoninas, mas em nome do interesse público e dos nossos eleitores acatamos as suas ordens.

Cumprindo o que prometemos, não vamos revelar o que passou durante as mais de 3 horas (sensivelmente entre as 19 e as 22) em que o Presidente do PSD falou com empresários e representantes de um pequeno número de órgãos de comunicação social dos distritos de Coimbra, Aveiro, Leiria, Santarém, Castelo Branco e Viseu. Da Guarda não estava ninguém, mas talvez pertença ao Norte, onde o Primeiro Ministro disse ter promovido um encontro deste género.

Mais de duas horas foram gastas com os empresários a pedirem mais apoios do Estado, o que deve ter baralhado as contas do Primeiro Ministro, perdão do Presidente do PSD, que só pode começar a vender o que lhe interessava no final do encontro, quando já passava das nove e meia da noite.  Prometemos e vamos respeitar o off the ecord, mas cremos que não desrespeitamos as regras impostas  se contarmos que o sempre afável Pedro Passos Coelho acabou por ouvir o que não queria e de não dizer o que pretendia e que conversa entre ele um sábio jornalista esteve quase a “azedar”.

Uma das razões porque resolvemos ficar, foi para averiguarmos quem tinha sido convidado, o que mesmo antes da sessão começar deu para constatar que mais de metade representava 3 grupos de comunicação social.

Do Grupo Lena, aquele que tem um dos administradores presos por causa dos negócios com o detido José Sócrates, estavam o Jornal da Bairrada e o Região de Leiria. Mas também estavam As Beiras e o Jornal do Centro, que já não pertencem aos amigos do ex-Primeiro Ministro, desde que a banca colocou um travão nos investimentos que o conglomerado dos Barroca Rodrigues estava a fazer nos media. Curiosamente, Francisco Santos, um dos presentes, continua a dirigir os semanários de Leiria e Viseu, do qual também sócio a nível individual,  o que ocorreu depois de uma venda e revenda. O diário As Beiras, como se sabe, foi adquirido à Lena pelo grupo Fapricela, que no seu braço ligado à construção civil fez muitos negócios com os irmãos da cidade do Liz.

O grupo Adriano Lucas também estava bem representado, com um dos seus executivos a representar os diários de Coimbra, Viseu e Leiria e outro a representar o de Aveiro.

Lino Vinhal representava outro dos grupos presentes, o “Media Centro” que é proprietário do Campeão das Províncias e de mais 3 rádios e mais 7 jornais.

Também estavam  o Mirante (Santarém), Reconquista e Jornal do Fundão (Castelo Branco) e uma rádio de Nelas e outra de Ílhavo.

Ao todo estavam representados duas dezenas de jornais e rádios  dos 6 distritos, num universo de mais de 400 títulos registados na Entidade Reguladora para a Comunicação Social, sendo difícil vislumbrar qual o critério que terá levado Pedro Passos Coelho a querer fazer tantos “inimigos” em ano de eleições legislativas, mais não seja porque deixou de foram jornais com largos milhares de leitores e se sentou com alguns que não vendem 500 jornais.

No final, cremos que na qualidade Primeiro Ministro, pois a sessão foi orientada e condicionada pelo seu assessor de imprensa no Governo, respondeu a algumas questões colocadas por quem ele entendeu dar a palavra, o que não impediu NDC de registar algumas declarações sobre a actualidade local, mas não permitiu que fosse questionada esta escolha selectiva.

Com o presidente do PSD estiveram na mesa o Vice-Presidente Marco António Costa, o Secretário Geral Matos Rosa (que não falaram) e 3 funcionários do partido, entre os quais o assessor Zeca Mendonça. Rui Baptista, o assessor do Primeiro Ministro e outros presentes sentaram-se numa linha mais recuada, junto ao local onde esteve o representante do NDC. Antes, durante e depois não vimos ninguém do PSD de Coimbra!

Coimbra, 23:59, do dia 24 de abril.

Notícias de Coimbra gravou as afirmações de Pedro Passos Coelho sobre o Metro Mondego, Base Aérea de Monte  Real e IP3, que o e-leitor pode ver e ouvir em primeira mão no nosso Facebook clicando aqui.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE