Coimbra

Presidente do IPC balda-se à abertura de aulas do ISEC

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 27-10-2015

Rui Antunes, Presidente do IPC, não vai estar presente na Cerimónia de Abertura do Novo Ano Letivo e Inauguração de Laboratórios do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC).

PUBLICIDADE

Notícias de Coimbra mostra a comunicação de Rui Antunes, que não agradou a muitos dos  que servem a escola e aguarda uma reação oficial de Jorge Barbosa,  Presidente do Conselho Directivo do ISEC.

Caros Colegas,

PUBLICIDADE

Escrevo este e-mail para vos informar que não irei participar no evento que irá ocorrer amanhã no ISEC designado de “Cerimónia de Abertura do Novo Ano Letivo e Inauguração de Laboratórios”.

Em reuniões do Conselho de Gestão em que estiveram presentes todos os presidentes das escolas e institutos foi decidido que só haveria uma cerimónia de abertura de aulas no IPC e que iriamos realizar uma inauguração conjunta de todos os Laboratórios do Instituto de Investigação Aplicada (IIA) do IPC, com a presença de responsáveis da CCDRC, da FCT, do ministério e de outros laboratórios de investigação similares.

PUBLICIDADE

publicidade

A existência de várias cerimónias de abertura de aulas numa mesma instituição e num mesmo ano letivo não é uma demonstração de maturidade institucional. Neste caso concreto há ainda que referir que a “abertura solene das aulas do IPC” foi realizada no passado dia 13, no auditório do ISEC!

Seria aceitável que o ISEC, à imagem do que outras escolas do IPC fizeram, organizasse uma “receção aos novos estudantes” e lhes apresentasse a escola, os cursos, as instalações e os projetos estratégicos mais relevantes. Não é, no entanto, admissível que faça uma “cerimónia de abertura do ano letivo”.

O Laboratório de Biomecânica (LBA) e o Laboratório de Computação de Elevado Desempenho (LaCED) são estruturas do Instituto de Investigação Aplicada (IIA) do IPC, sediadas no ISEC. A sua instalação foi feita com financiamento atribuído pela CCDRC no programa +Centro e na sequência de uma candidatura do IIA do IPC. No âmbito desta candidatura foram ainda instalados os Laboratórios SISUS, VALOREN (sediados na ESAC), LabinSaúde (sediado na ESTESC) e ROBOCORP (sediado na ESTESC, ESEC e ISEC). Não faz sentido que seja o ISEC a promover a inauguração  de dois laboratórios à revelia da decisão de fazer uma inauguração global de todos os laboratórios, como já referi antes.

Como presidente do IPC não posso aceitar participar num evento que contraria de forma clara consensos estabelecidos no Conselho de Gestão e que contribui para a divisão entre as escolas e docentes do IPC.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Antunes

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE