Presidente da República foi ver que a “Barragem da Aguieira está uma seca”

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 31-10-2017

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, visitou hoje a barragem da Aguieira, no distrito de Coimbra “inteirando-se da preocupante situação das reservas de água”, divulgou o Palácio de Belém.

PUBLICIDADE

171031-PRMRS-RO-0206-9447

“O Chefe de Estado esteve esta tarde na barragem da Aguieira, inteirando-se da preocupante situação das reservas de água”, lê-se na nota publicada no sítio da internet da Presidência da República.

PUBLICIDADE

publicidade

A Presidência descreve que, “numa envolvente de desolação, no meio de floresta ardida, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa trocou impressões com os técnicos ali presentes, que referiram que em vinte anos nunca viram um nível tão baixo da barragem”.

A visita à barragem da Aguieira, que não constava da agenda do Presidente divulgada previamente, acontece numa altura em que mais de 80% do território de Portugal continental está em seca severa.

PUBLICIDADE

171031-PRMRS-RO-0208-0876

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o verão de 2017 foi quente e extremamente seco, com temperaturas médias do ar superiores e quantidades de precipitação inferiores ao normal.

O Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos (SNIRH) revelou que, no final de setembro, mais de 80% de Portugal continental estava em seca severa e a quantidade de água armazenada tinha voltado a descer em todas as bacias hidrográficas de Portugal continental, na comparação com agosto.

A Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA) tem advertido que a situação pode ser de “calamidade” se o próximo inverno for seco, porque mais de uma centena de municípios depende de captações precárias de água que poderão secar.

Veja mais imagens no Facebook de NDC. Clique AQUI

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE