Presidente da República evoca a memória de Lucas Pires no dia do seu aniversário

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 15-09-2017

O Presidente da República evocou hoje a memória do antigo presidente do CDS e eurodeputado Francisco Lucas Pires, no dia do seu aniversário, considerando que “deixou um imenso vazio na vida pública portuguesa”.

PUBLICIDADE

“Assinala-se hoje o aniversário natalício de Francisco Lucas Pires, um dos homens públicos mais brilhantes do Portugal democrático”, escreve Marcelo Rebelo de Sousa, numa nota divulgada no portal da Presidência da República Portuguesa.

Nascido em Coimbra, no dia 15 de setembro de 1944, Francisco António Lucas Pires iniciou o seu percurso político em 1975 quando aderiu ao CDS, partido do qual foi presidente, entre 1983 e 1985, após ter sido ministro da Cultura do Governo da Aliança Democrática (AD) PSD/CDS chefiado por Francisco Pinto Balsemão.

PUBLICIDADE

Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, foi deputado à Assembleia da República e eurodeputado, tendo sido o primeiro vice-presidente português do Parlamento Europeu, eleito em 1986, quando Portugal aderiu à então CEE (Comunidade Económica Europeia).

Mais tarde, afastou-se do CDS, quando o partido, liderado por Manuel Monteiro, adotou uma linha eurocética. Em 1997, filiou-se no PSD pela mão de Marcelo Rebelo de Sousa, que na altura era presidente dos sociais-democratas. Morreu em 22 de maio de 1998, vítima de enfarte.

PUBLICIDADE

publicidade

“Ao desaparecer do nosso convívio, num fatídico instante que em 2018 perfará vinte anos, Francisco Lucas Pires deixou um imenso vazio na vida pública portuguesa, pela afabilidade da sua presença, pela vastidão e diversidade da sua cultura, pelo amor que nutria por sua mulher e pelos seus filhos. No fundo, por ser um português de caráter, a que aliava uma fortíssima convicção europeísta”, considera o chefe de Estado, na nota hoje divulgada.

O Presidente da República diz que “todos os que tiveram o privilégio de o conhecer recordam a vivacidade da sua inteligência, o verbo imaginativo, a originalidade do pensamento e a crença inabalável nos valores e princípios em que acreditava, com destaque para o ideal europeu”.

“Neste dia, evoco a sua memória, a memória do político, do académico, do intelectual, mas, acima de tudo, do amigo; do meu amigo Francisco Lucas Pires, de quem tenho tantas e tão gratas recordações”, acrescenta Marcelo Rebelo de Sousa.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE