Coimbra

Presidente da República apresenta condolências à família de Rui de Alarcão

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 19-08-2018

O Presidente da República apresentou condolências à família do Professor Doutor Rui Alarcão e à Universidade de Coimbra

PUBLICIDADE


Ao tomar conhecimento do falecimento do Professor Doutor Rui Alarcão, apresento à família enlutada e à Universidade de Coimbra as minhas sentidas condolências, afirma Marcelo Rebelo de Sousa em nota publicada no portal da Presidência da República.

 

PUBLICIDADE

publicidade

Rui de Alarcão foi um dos juristas mais brilhantes da sua geração, civilista que contribuiu decisivamente para o nosso atual Código Civil e para o prestígio da Universidade de Coimbra, seja como professor, seja como seu Reitor, Rui Alarcão foi um homem de princípios e de valores, que ao longo de toda a vida se bateu por um Portugal mais livre, mais democrático e mais justo, e com quem tive a oportunidade de conviver, ainda recentemente em várias cerimónias em Coimbra”.

 

PUBLICIDADE

O Chefe de Estado lembra que o antigo Reitor foi “um defensor acérrimo da autonomia universitária, pugnou pela excelência do ensino superior e pela sua independência face aos poderes instituídos, na convicção firme e inabalável de que o diagnóstico e a solução dos problemas nacionais se devem fazer através do estudo e do rigor, da ponderação cuidada e da reflexão informada”.

O Doutor Rui Alarcão foi um espírito livre e um homem de liberdade, que exerceu funções públicas de grande relevo, seja como vogal da Comissão Constitucional, seja como membro do Conselho de Estado, aí deixando a marca da sua luminosa inteligência e da sua afabilidade de trato, salienta Marcelo Rebelo de Sousa.

Portugal perdeu hoje um jurista excecional e um grande cidadão, um homem culto, livre e independente, português modelar e exemplo de seriedade académica e de retidão de carácter que nunca esqueceremos; o Presidente da República perdeu também um amigo, conclui o Presidente da República.

O corpo do ex-reitor da Universidade de Coimbra estará em câmara ardente a partir das 10:00 de segunda-feira na Capela da Universidade de Coimbra, avançou a Servilusa, empresa encarregada do funeral.

Segundo a mesma fonte, as exéquias fúnebres terão início pelas 16:00 na Capela da Universidade, sendo depois o corpo encaminhado para o cemitério de Cernache

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE