Região

Obras na EN344 para Pampilhosa da Serra ficar mais perto do IC8 e A13

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 02-02-2022

O presidente da Câmara da Pampilhosa da Serra, no distrito de Coimbra, revelou hoje que as Infraestruturas de Portugal (IP) devem lançar em fevereiro o concurso da primeira fase de beneficiação da Estrada Nacional 344.

PUBLICIDADE

“Digamos que, atualmente, esta estrada é o principal acesso ao concelho, fazendo a ligação ao Itinerário Complementar 8 e à Autoestrada 13 para chegarmos a Coimbra”, disse à agência Lusa Jorge Custódio.

O autarca, que comunicou a decisão na sessão de Câmara descentralizada, que decorreu segunda-feira na freguesia do Cabril, adiantou que a primeira fase incide “na parte pior” da via, numa extensão de sete quilómetros, entre o cruzamento de acesso a Oleiros e a Pampilhosa.

PUBLICIDADE

publicidade

Segundo Jorge Custódio, a intenção do município é negociar um protocolo com a IP, “para que a Câmara inicie o projeto da segunda fase, entre o alto da Maria Gomes e o cruzamento de Alvares”.

O presidente da autarquia adiantou ainda que foi aprovada, por unanimidade, a alteração ao regulamento de incentivo à criação de emprego em Pampilhosa da Serra, dirigido às associações e coletividades locais.

PUBLICIDADE

Aquele instrumento financeiro, que já estava em vigor, reforçou os apoios para a criação de um posto de trabalho, que passaram dos atuais cinco mil euros anuais para nove mil euros anuais.

“A ideia é incentivar as coletividades a criarem dinâmica e um posto de trabalho, que assegure a existência de um espaço de convívio ou de aquisição de mercearia”, disse Jorge Custódio.

O autarca considera que só assim é possível “fixar pessoas”.

Com 109 aldeias no concelho, Pampilhosa da Serra integra no seu território 82 coletividades, muitas das quais fecharam nos últimos anos devido ao contexto da pandemia da covid-19.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE