Mundo

Presidente da Comissão Europeia quer trabalhar com Portugal para a recuperação da Europa

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 01-01-2021

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse estar “ansiosa” por trabalhar com o primeiro-ministro, António Costa, ao longo da presidência do Conselho da União Europeia (UE), que Portugal assumiu hoje.

PUBLICIDADE

Numa mensagem publicada na sua conta oficial da rede social Twitter, Von der Leyen congratulou, em primeiro lugar, a chanceler alemã, Angela Merkel, pelo seu trabalho ao longo dos últimos seis meses, nos quais a presidência alemã viu a sua agenda ocupada pelas questões da pandemia de covid-19.

PUBLICIDADE

publicidade

“Obrigada, Angela Merkel e presidência alemã do Conselho da UE por fazerem a UE avançar nos últimos seis meses, num ano tão desafiante”, começou por dizer Von der Leyen.

“Boa sorte, António Costa e presidência portuguesa do Conselho da UE. Estou ansiosa por trabalhar convosco para a recuperação da Europa e pela saúde dos nossos cidadãos”, acrescenta a presidente da Comissão Europeia, identificando ambos os governantes na mesma mensagem.

PUBLICIDADE

Na quinta-feira, o presidente do Conselho Europeu publicou também uma mensagem na mesma rede social a agradecer o “trabalho extraordinário” da chanceler alemã e da sua presidência do Conselho da UE, num contexto “especial”, lembrando também a pandemia.

“Bem-vindo, António Costa. Conto com a nossa cooperação para fazer avançar a UE em direção a uma era pós-covid”, afirmou Charles Michel, numa mensagem escrita em português e alemão, na qual identificou o primeiro-ministro, António Costa, e a chanceler alemã.

O presidente do Parlamento Europeu, David Sassoli, também desejou hoje ao primeiro-ministro português sucesso na Presidência do Conselho da União Europeia, manifestando disponibilidade para “trabalhar em conjunto” na recuperação europeia.

“Os meus melhores votos de sucesso ao primeiro-ministro português no seu primeiro dia da Presidência do Conselho”, escreveu Sassoli, numa mensagem em português e inglês na sua conta na rede social Twitter, na qual identificou a conta de António Costa.

Portugal assume hoje a presidência do Conselho da União Europeia, sucedendo à Alemanha, que trabalhou nos últimos seis meses para responder à crise provocada pela pandemia da covid-19.

Esta será a quarta presidência portuguesa da UE, depois de 1992, 2000 e 2007, e estender-se-á pelo primeiro semestre de 2021, antecedendo a presidência da Eslovénia, que se inicia no segundo semestre do mesmo ano.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE