Presidente da CCDRC diz que “ainda não ganhámos a luta de ter gestores qualificados”

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 17-04-2018

 

PUBLICIDADE

A presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) afirmou hoje, em Coimbra, que a luta por gestores qualificados no país ainda não foi ganha e considerou que a competitividade assegura-se com recursos humanos.

Ana Abrunhosa, Presidente da CCDRC

“Ainda não ganhámos a luta de ter gestores qualificados”, notou a presidente da CCDRC, Ana Abrunhosa, considerando que “a grande batalha” que se tem de travar centra-se “nos fatores imateriais da competitividade”.

PUBLICIDADE

Falando num evento sobre turismo, no Convento São Francisco, em Coimbra, a responsável deu o exemplo de duas empresas que até podem ter o mesmo equipamento e infraestrutura, mas uma é mais competitiva que a outra.

“O que faz a diferença? São as pessoas”, sublinhou Ana Abrunhosa, criticando também a fraca presença das empresas portuguesas no mercado digital.

PUBLICIDADE

publicidade

Segundo a presidente da CCDRC, quem não está no mercado digital “significa que não está no mundo”.

Usando exemplos relacionados com o setor do turismo, Ana Abrunhosa realçou que o “mais difícil não é construir um hotel”, mas sim garantir qualificação do produto e formação para se assegurar um negócio a longo prazo.

O turismo, vincou, não pode ser uma aposta apenas por se estar “na moda”, sendo que, para não se perder “o comboio”, é necessário apostar na qualificação.

No entanto, constatou, há diversos constrangimentos de acessibilidade e mobilidade no turismo desenvolvido no interior do país que têm de ser resolvidos, apontando para o caso de um turista que chega a Coimbra de comboio e não consegue depois ir até à Serra da Estrela.

“É preciso exigir aos poderes públicos” investimento nessa área, defendeu, considerando que os empresários devem exigir ao Estado boas estradas, assim como “bons horários para os comboios”.

Durante o discurso, Ana Abrunhosa abordou também os números relativos ao quadro comunitário Portugal 2020 e aos apoios concedidos a empresas.

De 8.687 projetos candidatados no Centro, já há cerca de quatro mil aprovados, com intenções de investimento de quase três mil milhões de euros, sendo que a taxa de execução é de 39%.

Ana Abrunhosa falava no final de um ‘workshop’ intitulado “Financiamento para o Turismo: as melhores soluções”, promovido pelo Millennium BCP e pela Confederação do Turismo Português.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE