Perigo à vista no 5º molhe da Figueira da Foz

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 05-01-2018

 

PUBLICIDADE

O agravamento das condições climatéricas e a agitação marítima levaram o Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, João Ataíde, a solicitar a atenção do Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, com caráter de urgência, na noite desta quinta feira, dia 4 de janeiro de 2018.

ministro 5 molhe

PUBLICIDADE

publicidade

Pelas 8:00 desta sexta feira, os dois governantes visitaram, acompanhados pelo presidente da Junta de Freguesia de S. Pedro, António Salgueiro, e ainda de técnicos da Associação Portuguesa do Ambiente (APA) e do Comandante do Serviço Municipal da Proteção Civil, a zona do 5.º molhe, que concentra as maiores preocupações.

Perante o avanço do mar sobre a duna, em direção à localidade da Cova, na freguesia de S. Pedro, e depois de tentativas da autarquia para minimizar a erosão desta linha de costa terem sido penalizadas pelas autoridades com a tutela daquela parcela de domínio marítimo, o Presidente da Câmara quis reforçar, junto do Governo, a defesa dos interesses do Município e da população.

PUBLICIDADE

João Ataíde deu a conhecer ao Ministro, in loco, a situação de perigo iminente, numa visita que resultou na decisão do governante em colocar uma equipa de técnicos da APA no local a acompanhar a situação durante os próximos dias. Matos Fernandes solicitou relatórios diários e deu ainda instruções para serem realizadas todas as diligências necessárias para estarem a postos, em caso de agravamento da situação, as quantidades suficientes de pedra e areia para travar a invasão da duna pelo mar.

Paralelamente, o Ministro decidiu instruir o Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos (SNIRH) para desencadear o processo para uma intervenção mais ampla, planeada e participada, com vista a uma solução do problema do 5.º molhe. Deste processo farão parte a Autarquia da Figueira da Foz, o Porto da Figueira da Foz e a APA, sendo intenção do Ministro que se encontre, para assumir a liderança, «um especialista com provas dadas em situações semelhantes».

O Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz saudou a imediata resposta do Ministro do Ambiente à solicitação da sua presença e a disponibilidade para encontrar soluções de curto e de longo prazos para um problema que há muito o preocupa.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE