Presidente da Câmara marca encontro com artistas de Coimbra

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 02-04-2018

Manuel Machado mandou anunciar que “a Câmara Municipal de Coimbra recebe com surpresa e preocupação os resultados comunicados pela Direção-Geral das Artes aos concorrentes do Programa de Apoio Sustentado às Artes 2018-2021”.

PUBLICIDADE

machado e costa

Nesse sentido, o presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado, irá reunir-se amanhã, ao final da manhã, nos Paços do Município, com O Teatrão, A Escola da Noite, o Centro de Artes Visuais e a Orquestra Clássica do Centro.

PUBLICIDADE

Acrescenta o comunicado da autarquia de Coimbra que posteriormente serão comunicadas as conclusões da reunião.

escola da noite

PUBLICIDADE

publicidade

Recordamos que os resultados provisórios do concurso da Direção-Geral das Artes (DGArtes), na área da música, revelam que 29 de 47 candidaturas avaliadas deverão receber apoio, no período 2018-2021, ficando de fora, entre outros, a Orquestra Clássica do Centro.

Catorze das 24 candidaturas avaliadas na área das artes visuais deverão receber apoio da Direção-Geral das Artes (DGArtes), no período 2018-2021, revelam os resultados provisórios, que deixam de fora os os conimbricenses Encontros de Fotografia e financiam o Círculo de Artes Plásticas de Coimbra (com 576 mil euros) e a Casa da Esquina.

Cinquenta candidaturas de 89 avaliadas na área do teatro, deverão receber apoio da Direção-Geral das Artes (DGArtes), no período 2018-2021, revelam os resultados provisórios do concurso, que deixam de fora a Escola da Noite e o Teatrão, ambos de Coimbra.

jeronimo-de-sousa

 O PCP  questionou logo o Governo se vai assegurar o aumento das verbas para os apoios às artes “para níveis dignos”, apontando um “flagrante desequilíbrio territorial” e insuficiência de verbas destinadas ao teatro.

A Direção-Geral das Artes apresentou na segunda-feira as regras de reforço do financiamento do Programa de Apoio Sustentado, que eleva a 72,5 milhões de euros o montante disponível até 2021, anunciou hoje o Ministério da Cultura.

Estas contas contemplam mais dois milhões de euros por ano, no âmbito dos financiamentos para o quadriénio 2018-2021, acrescendo meio milhão do orçamento da Direção-Geral das Artes (DGArtes) ao valor de 1,5 milhões, anunciado pelo primeiro-ministro, António Costa, no passado dia 20, para reforço do apoio à criação artística.

O BE perguntou se o Governo socialista quer extinguir a Cultura em Coimbra e frisa que o Programa de Apoio Sustentado às Artes 2018-2021 “ainda antes de produzir resultados” foi alvo de críticas “acesas e legítimas”, devido à “falta de clareza, a incompetência e os atrasos”.

O movimento Cidadãos por Coimbra protestou, em comunicado, pela exclusão “inadmissível” das duas companhias profissionais de teatro de Coimbra do programa de apoio às artes do Ministério da Cultura e exige “a imediata correção destes resultados, anunciados como preliminares e sujeitos ainda a audição de interessados”.

O PSD considera que os resultados provisórios do Concurso ao Programa de Apoio Sustentado 2018-2021 da Direção-Geral das Artes (DGArtes) “é mais um episódio no fracasso da política cultural do Governo”, disse o deputado José Carlos Barros.

Palco teatro cortinas

 O Sindicato dos Trabalhadores do Espetáculo – CENA convocou  uma concentração para 06 de abril, frente ao Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, para exigir a criação de um novo modelo de apoio às artes.

O CENA exige que se defina um novo modelo de apoio às artes e os respetivos instrumentos de financiamento, o aumento imediato dos apoios para 25 milhões de euros (valores de 2009 mais a ponderação da inflação), a correção dos efeitos negativos dos concursos em curso, o combate à precariedade na atividade artística e a estabilização do setor.

A estrutura sindical exige ainda que o Governo se comprometa a dotar um por cento do Orçamento do Estado para a Cultura já em 2019.

A Plateia – Associação de Profissionais das Artes Cénicas pediu hoje uma revisão dos dados que suportam as decisões do Concurso ao Programa de Apoio Sustentado 2018-2021 da Direção-Geral das Artes (DGArtes), propondo a reavaliação dos seus critérios.

“Queremos uma revisão (por entidade independente) dos dados estatísticos (população, agentes do setor, etc.) que suportam as decisões políticas associadas à redistribuição das dotações por região/área disciplinar”, lê-se num comunicado hoje divulgado pela Plateia.

marcelo

O Presidente da República afirmou hoje que vai falar com alguns autarcas e que aguarda dados sobre os apoios plurianuais ao teatro e prometeu pronunciar-se depois sobre este assunto.

Interrogado se ainda não falou com o Governo sobre esta matéria, Marcelo Rebelo de Sousa não respondeu diretamente à questão, mas ressalvou que só irá pronunciar-se publicamente, “claro, depois de falar com o senhor primeiro-ministro”.

O chefe de Estado foi questionado sobre a contestação ao Programa de Apoio Sustentado da Direção-Geral das Artes para o período 2018-2021 no final de uma iniciativa no Centro Comercial Colombo, em Lisboa, e respondeu: “Penso que estão a falar do apoio ao teatro. Eu devo dizer que durante o fim de semana vi noticiada essa questão. Não tenho dados ainda”.

O PCP pediu a audição com caráter de urgência do ministro da Cultura na respetiva comissão da Assembleia da República sobre os resultados provisórios do programa de apoio às artes, disse hoje à Lusa fonte comunista.

 O BE pediu hoje para ouvir no parlamento a diretora-geral das Artes e o ministro da Cultura sobre os resultados provisórios dos concursos ao Programa de Apoio Sustentado 2018-2021 da Direção-Geral das Artes, que considera não serem aceitáveis.

Notícia em desenvolvimento

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE