Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Região

Presidente da Câmara de Oliveira do Hospital pede ao Governo apoio para pastores

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 04-08-2022

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, apelou, esta semana, ao Governo para lançar medidas de apoios excecionais para os pastores que produzem Queijo Serra da Estrela.

PUBLICIDADE

“Muitos pastores encontram-se, neste momento, a passar por sérias dificuldades financeiras e muito apreensivos relativamente ao futuro do setor, em virtude de o país se encontrar em situação de seca extrema e a viver uma das piores situações do último século”, sustentou.

Numa carta enviada à ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, o autarca de Oliveira do Hospital aludiu também à escassez de água e de alimentação para os animais, em consequência da falta de pastos, o que faz com que as explorações de ovelhas da raça Serra da Estrela tenham vindo a registar grandes quebras ao nível da produção de leite.

PUBLICIDADE

publicidade

No documento, solicitando apoios excecionais para os pastores que estão na base da produção do Queijo Serra da Estrela e de outros produtos de Denominação de Origem Protegida (DOP), José Francisco Rolo chamou ainda a atenção para o facto de haver pastores a ponderarem a venda de ovinos para abate.

O abate, “a concretizar-se, terá repercussões altamente nocivas ao nível da redução de número de efetivos da raça autóctone Serra da Estrela e, consequentemente, da produção de Queijo Serra da Estrela e de outros produtos DOP, como o Requeijão Serra da Estrela e o Borrego Serra da Estrela”, acrescentou.

PUBLICIDADE

Na nota enviada à agência Lusa, o presidente da Câmara de Oliveira do Hospital, no interior do distrito de Coimbra, indicou que está confiante que a ministra da Agricultura “não deixará de encontrar soluções para reforçar os apoios a um setor de importância altamente estratégica para este município e para toda a região demarcada”.

“Estamos a falar de pastores que, em simultâneo com os graves prejuízos que a seca está a provocar nas suas explorações, debatem-se ainda com a escalada de preços de matérias primas e a inflação que atinge outros fatores inerentes à produção num setor tradicional de atividade que todos temos de preservar”, destacou.

A nota a que a Lusa teve acesso informou ainda que José Francisco Rolo tem estado também em contacto com a Associação Nacional de Criadores de Ovinos Serra da Estrela (Ancose), com vista a encontrar soluções de apoio aos pastores locais.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com