Câmaras

Presidente da Câmara de Coimbra recebeu Embaixador das Filipinas

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 12-02-2014

O Embaixador das Filipinas, Philippe J. Lhuillier, iniciou hoje, em Coimbra, um périplo de visitas por várias autarquias e instituições portuguesas. O diplomata, acompanhado do Vice-Cônsul, Rogelio E. Villanueva Jr., reuniu com o Presidente da Câmara de Coimbra, Manuel Machado, tendo adiantado que pretende também visitar a Universidade de Coimbra e o Instituto Pedro Nunes.

PUBLICIDADE

Perante o desejo manifestado por Philippe J. Lhuillier de estabelecer relações entre Coimbra e as Filipinas, Manuel Machado respondeu com total disponibilidade para “abrir as portas da cidade”. O Presidente da Câmara de Coimbra transmitiu a Lhuillier que a autarquia aposta na criação de emprego, na instalação de novas empresas e apoio às já instaladas e na atração de investimento, além do turismo nas suas várias vertentes – histórica, cultural, religiosa e de saúde.

Há cerca de um ano no cargo de Embaixador das Filipinas, Phillippe J. Lhuillier desenvolve também atividade no setor financeiro e bancário e, no seu país de origem, já apoiou 18 empresas de perfil inovador. O diplomata explicou a Manuel Machado que pretende criar uma ligação entre as Filipinas e Coimbra, que passe por um intercâmbio de conhecimentos e experiências empresariais, incluindo mobilidade de pessoas, entre o seu país e o nosso concelho.

PUBLICIDADE

publicidade

Phillippe J. Lhuillier pretende também geminar as cidades de Coimbra e Dumaguete, ideia que agrada a Manuel Machado. O embaixador informou que viajará, em breve, para as Filipinas, onde irá solicitar ao autarca de Dumaguete a elaboração de uma proposta de geminação com Coimbra. Outro dos seus objetivos passa por estabelecer uma ligação entre as universidades de Coimbra e de Silliman, situada em Dumaguete. A geminação e a ligação entre as duas universidades “será o ponto de partida para fomentar o relacionamento entre Coimbra e as Filipinas”, acredita Lhuillier. “Nós não nos conhecemos e temos de nos conhecer”, apelou, acrescentando que deseja transformar as Filipinas na porta de entrada de Portugal na Ásia.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE