Coimbra

Presidente da Lousã quer que o Governo meta o Metro a mexer

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 06-03-2017

Luís Antunes, Presidente da Câmara Municipal da Lousã “toma posição sobre o Sistema de Mobilidade Entre Serpins e Coimbra, incluindo o circuito urbano na cidade de Coimbra”.

PUBLICIDADE

luisantunes2013-2017

Veja o comunicado enviado a NDC:

PUBLICIDADE

publicidade

A implementação de um serviço mais moderno, mais qualificado e mais sustentável económica e ambientalmente, esteve sempre subjacente à luta que – infelizmente já vai longa de mais – desenvolvida por pessoas e entidades e levou, em 2009, ao início da suspensão do serviço para que fossem iniciados os trabalhos de preparação do canal para a concretização deste objetivo.

Durante 28 meses (dezembro de 2009 a maio de 2012), foram executadas diversas empreitadas que totalizaram cerca de 100 milhões de euros de investimento e que se sucederam a intervenções nas várias estações.

PUBLICIDADE

Depois de bastante tempo sem qualquer desenvolvimento, o XIX Governo Constitucional decidiu encomendar um estudo ao Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), tendo como objetivo aferir a viabilidade de implementação de soluções alternativas de transporte, cujas conclusões só forma conhecidas em final de 2015.

Após a tomada de posse do XX Governo Constitucional, atendendo ao facto do estudo atrás referido não ser conclusivo, foi decidido solicitar a concretização do mesmo, identificando – com objetividade – entre outros elementos, a viabilidade das soluções, o montante de investimento necessário e a possibilidade de captar apoio financeiro comunitário, bem como o cronograma de execução.

O atual Governo definiu que apresentaria os resultados desse trabalho até final de janeiro, tendo posteriormente fixado o final de fevereiro para a referida apresentação.

Atendendo a que a implementação de uma solução de transporte que sirva com qualidade os cidadãos, que confira maior atratividade à região e que faça justiça à mesma já se arrasta há demasiado tempo e que os prazos definidos pelo Governo foram ultrapassados, vimos manifestar desagrado por tal facto e exigir que rapidamente sejam criadas as condições para que o processo tenha o desenvolvimento que se impõe.

A presente tomada de posição foi dada a conhecer ao Executivo Municipal na reunião realizada hoje.”

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE