Coimbra

Presidente da Assembleia da República afirma que António Arnaut era um homem “preocupado com a sociedade e com a evolução social”.

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 22-05-2018

 O presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, deslocou-se hoje a Coimbra para participar nas cerimónias fúnebres de António Arnaut, “um homem incomparável”.

PUBLICIDADE

Ferro Rodrigues chegou à antiga igreja do Convento São Francisco pouco depois de o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sair do espaço, onde já tinha estado na noite de segunda-feira – parte do tempo sentado ao lado da mulher de António Arnaut.

Na chegada e em declarações aos jornalistas, Ferro Rodrigues sublinhou que António Arnaut, considerado ‘pai’ do Serviço Nacional da Saúde, “era um grande humanista, um grande português, um grande socialista”, que teve a honra de ter como amigo.

PUBLICIDADE

publicidade

“Esta vinda aqui representa a homenagem que um militante do PS e um presidente da Assembleia da República fazem a um homem incomparável”, frisou.

O presidente do parlamento recordou que António Arnaut o apoiou nos “momentos mais difíceis”, nomeadamente quando foi secretário-geral do PS.

PUBLICIDADE

Segundo Ferro Rodrigues, António Arnaut era um homem “preocupado com a sociedade e com a evolução social”.

“Era um homem que bastava olhar para se perceber que tinha uma profundidade muito grande no seu pensamento”, vincou.

Pouco depois, chegou também o primeiro-ministro, António Costa.

Dentro da antiga igreja e antes da partida do corpo de António Arnaut para a Figueira da Foz, onde foi cremado, foram feitos alguns discursos e um momento musical da Orquestra Clássica do Centro.

Pelo espaço, estão presentes ou já passaram personalidades como o ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, os ex-ministros da Saúde Correia de Campos e Maria de Belém Roseira, o secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, o histórico socialista Manuel Alegre, o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Pedro Nuno Santos, secretária-geral adjunta do PS, Ana Catarina Mendes, a coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, o capitão de Abril Vasco Lourenço, os ex-ministros João Soares e Alberto Martins, o ex-secretário-geral da UGT, João Proença, o Nobel da Paz Ximenes Belo, o ex-secretário de Estado da Saúde José Martins Nunes, o advogado Garcia Pereira e o secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, entre outros.

Também vários autarcas da região marcaram presença nas cerimónias, como o presidente do município de Coimbra, da Guarda,  de Miranda do Corvo, de Penela, Figueira da Foz ou Lousã, entre outros.

O antigo ministro dos Assuntos Sociais António Arnaut, fundador do Serviço Nacional de Saúde e cofundador do PS, morreu na segunda-feira, em Coimbra, aos 82 anos.

António Arnaut, advogado, nasceu na Cumeeira, Penela, distrito de Coimbra, em 28 de janeiro de 1936, e estava internado nos hospitais da Universidade de Coimbra.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE