Coimbra

Preparação para o parto e parentalidade recomeça em março

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 26-02-2016

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) reinicia, no dia 9 de março, um programa de preparação para o parto e parentalidade que visa ajudar o casal a adaptar-se às alterações inerentes à gravidez, a preparar-se para o parto e o pós-parto e para os cuidados a ter com o recém-nascido.

PUBLICIDADE

a

Dirigido a grávidas/casais, este programa (com início a partir das 28 semanas de gestação), no âmbito do projeto “Terna Aventura”, é composto por sessões educacionais que auxiliarão os novos pais a viverem de forma mais tranquila esta experiência de vida.

PUBLICIDADE

publicidade

São abordados temas como os direitos parentais, as alterações fisiológicas na gravidez e depois do parto, a adaptação conjugal e a sexualidade, as vantagens do aleitamento materno, como amamentar, prevenir e resolver problemas durante a amamentação, extração e conservação do leite materno, a fisiologia do parto e os diferentes tipos de parto, o autocontrolo da dor durante o trabalho de parto, o plano de parto e os cuidados ao recém-nascido (incluindo banho e massagem), a adaptação conjugal, sexualidade e contraceção pós-parto.

O programa compreende uma parte prática composta de exercícios que promovem o relaxamento, o autocontrolo e ajudam a grávida/casal a preparar-se para o trabalho de parto e para os desafios da parentalidade.

A ESEnfC coloca os seus laboratórios, com equipamentos usados para práticas simuladas, à disposição deste programa, para, assim, melhor poder ajudar os futuros pais, através de uma aproximação à realidade vivida nos blocos de partos, e também no treino de competências parentais.

PUBLICIDADE

Além da equipa de docentes da Unidade Científico-Pedagógica de Enfermagem de Saúde Materna, Obstétrica e Ginecológica, colaboram neste programa estudantes do curso de pós-licenciatura de especialização em Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia e estudantes da licenciatura em Enfermagem da ESEnfC.

As sessões, sempre às quartas-feiras (das 18h30 às 20h30), terão lugar no Polo B da ESEnfC (Rua 5 de Outubro, junto ao Hospital Geral do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra – Hospital dos Covões).

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE