Coimbra

Prémios não reclamados do Euromilhões financiam habitação de jovens em Coimbra (com videos)

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 07-11-2021

São quatro apartamentos na Rua do Colégio Novo, na alta de Coimbra, que a Santa Casa da Misericórdia de Coimbra inaugurou hoje e que foram construidos a partir da recuperação de um prédio em ruínas,  recuperado com os fundos dos prémios não reclamados do jogo social Euromilhões.

PUBLICIDADE

Depois de ter sido selecionada para o Fundo Rainha D. Leonor, que aplica os montantes não declarados em projetos sociais, a Santa Casa da Misericórdia de Coimbra aguarda que os apartamentos totalmente equipados possam integrar a rede de apartamentos para jovens por parte da Segurança Social.

“Trata-se de uma resposta social inédita na região de Coimbra que visa contribuir para a autonomização de jovens utentes de lares de infância e juventude, bem como de outras instituições que reúnam as necessárias condições de acesso”. O provedor da Misericórdia de Coimbra,  José Manuel de Sousa Vieira, realçou o papel da habitação para os jovens que deixam de ter o abrigo das instituições e passam a necessitar de habitação iniciando a sua vida fora das organizações, no processo de vida autonoma..

PUBLICIDADE

publicidade

Os jovens deverão ter idades compreendidas entre os 16 e os 21 anos, ser estudantes ou trabalhadores e estarem abrangidos pela medida de acolhimento definida pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens ou pelo Tribunal.

PUBLICIDADE

O projeto de criação destes quatro apartamentos de autonomização, num imóvel recentemente recuperado pela Misericórdia de Coimbra na Alta da cidade, vem preencher uma lacuna nesta área, possibilitando uma transição para a idade adulta dos jovens institucionalizados nos lares de infância e juventude do distrito, uma solução até agora inexistente.

Através desta iniciativa, procura-se mediar o processo de autonomia dos jovens, minimizando o risco de exclusão social; desenvolver processos de acompanhamento e de apoio psicossocial e material; promover a inserção dos jovens num contexto sócio-laboral; e dinamizar programas de formação destinados ao desenvolvimento de competências pessoais, sociais, educativas e profissionais.

O programa integrou uma sessão comemorativa, no Salão Nobre da Santa Casa, onde participaram para além do provedor, José Manuel de Sousa Vieira, a gestora do Fundo D. Leonor, Inês Dentinho, e a vereadora para a Ação Social da Câmara de Coimbra, Ana Cortez Vaz.

Veja os videos do diretos Notícias de Coimbra.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE