Cidade

Prémio Nuno Viegas Nascimento 2018 atribuído às Associações Socieade do Bem e Ludotempo

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 19-11-2018

 

PUBLICIDADE

A Associação Sociedade do Bem, de Évora e a Associação Ludotempo, de Leiria venceram, com os projetos “Pequenos Corações Gigantes” e “Brincar de Rua”, respetivamente, a quinta edição do Prémio Nuno Viegas Nascimento, atribuído pela Fundação Bissaya Barreto. O Prémio, no valor de 25.000€ será repartido em partes iguais pelos vencedores.


A entrega do Prémio tem lugar no dia 26 de novembro, na cerimónia do 60.º aniversário da Fundação, a realizar no Campus do Conhecimento e da Cidadania, em Coimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

Nas palavras do júri, constituído por Álvaro Laborinho Lúcio (Presidente), Armando Leandro, Edmundo Martinho, Maria Filomena Gaspar e Maria Lúcia Santos, os dois projetos destacam-se pelo carácter inovador e inclusivo “de grande impacto social e comunitário, facilmente replicáveis e que, concorrendo amplamente para os objetivos consignados no Prémio, são merecedores de estímulo ao desenvolvimento e divulgação das boas práticas que promovem”.

O júri reconheceu ainda a qualidade e diversidade de âmbito dos 33 projetos valorizadores e promotores da qualidade de vida da Criança que concorreram ao Prémio nesta edição especial de 2018 que assinala o 60º aniversário da Fundação Bissaya Barreto e a passagem de dez anos sobre o falecimento de Nuno Viegas Nascimento.

PUBLICIDADE

Instituído em 2008, em homenagem ao Presidente da Fundação falecido nesse ano, o prémio tem como objetivo distinguir pessoas ou instituições sem fins lucrativos, sedeadas em Portugal e com atividade desenvolvida em território nacional que se tenham destacado pela sua ação em alguma das diferentes áreas de intervenção da Fundação: a Social, da Educação, da Saúde e da Cultura.

A Associação Sociedade do Bem centra a sua atividade na implementação de um conjunto de programas de desenvolvimento de competências emocionais e sociais aliados à cidadania, dirigidos a crianças e jovens e implementados por uma equipa multidisciplinar.

“Pequenos Corações Gigantes” é um programa de desenvolvimento emocional e social, dirigido a crianças entre os 3 e os 12 anos, orientado por Heartbuilders, voluntários, que têm uma intervenção positiva na sociedade e querem partilhar a sua experiência de vida e inspirar as crianças e os jovens a seguirem o seu exemplo.

A Ludotempo – Associação de Promoção do Brincar – centra a sua atividade na promoção do jogo e do brincar não digitais e pretende ser um ponto de encontro de projetos inovadores e de boas práticas capazes de ligar pessoas, culturas e gerações, através do brincar.

”Brincar de Rua” é um programa para crianças dos 5 aos 12 anos, que promove experiências de brincar livre, através da criação de Grupos Comunitários de Brincar, dinamizados por voluntários, e que visa combater o sedentarismo, desenvolver competências pessoais e sociais e promover a saúde e bem-estar das crianças.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE