Coimbra

Prémio Nuno Viegas do Nascimento vai para Évora e Leiria

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 22-11-2018

As Associações Sociedade do Bem, de Évora e a Ludotempo, de Leiria venceram, ex aequo, a quinta edição do Prémio Nuno Viegas Nascimento, no valor de 25 mil euros, atribuído pela Fundação Bissaya Barreto, foi hoje anunciado.

PUBLICIDADE

A Associação Sociedade do Bem apresentou o programa “Pequenos Corações Gigantes”, que tem como génese o desenvolvimento emocional e social, dirigido a crianças entre os 3 e os 12 anos, orientado por voluntários, que têm uma intervenção positiva na sociedade e querem partilhar a sua experiência de vida e inspirar as crianças e os jovens a seguirem o seu exemplo.

PUBLICIDADE

Já o programa premiado da Associação ”Brincar de Rua” destina-se a crianças dos 5 aos 12 anos e promove experiências de brincar livre, através da criação de Grupos Comunitários de Brincar, dinamizados por voluntários, e que visa combater o sedentarismo, desenvolver competências pessoais e sociais e promover a saúde e bem-estar das crianças.

A Ludotempo – Associação de Promoção do Brincar – centra a sua atividade na promoção do jogo e do brincar não digitais e pretende ser um ponto de encontro de projetos inovadores e de boas práticas capazes de ligar pessoas, culturas e gerações, através do brincar.

PUBLICIDADE

publicidade

O Prémio de 25 mil euros será repartido em partes iguais pelos dois vencedores e será entregue segunda-feira, na cerimónia do 60º aniversário da Fundação Bissaya Barreto, no Campus do Conhecimento e da Cidadania, em Coimbra.

De acordo com o júri, os dois projetos destacaram-se pelo caráter inovador e inclusivo “de grande impacto social e comunitário, facilmente replicáveis e que, concorrendo amplamente para os objetivos consignados no prémio, são merecedores de estímulo ao desenvolvimento e divulgação das boas práticas que promovem”.

Instituído em 2008, em homenagem ao presidente da Fundação, Nuno Viegas Nascimento, falecido nesse ano, o prémio tem como objetivo distinguir pessoas ou instituições sem fins lucrativos, sedeadas em Portugal e com atividade desenvolvida em território nacional que se tenham destacado pela sua ação em alguma das diferentes áreas de intervenção da Fundação: a social, da educação, da saúde e da cultura.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE