Cidade

Prémio Miguel Torga entregue no próximo dia 12 de julho

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 09-06-2015

A entrega do Prémio Literário Miguel Torga/Cidade de Coimbra ao escritor e ministro da Cultura de Cabo Verde, Mário Lúcio Sousa, está agendada para o próximo dia 12 de julho, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Coimbra (CMC).

PUBLICIDADE

unnamed (5)

A data foi proposta, hoje, pela embaixadora de Cabo Verde, Madalena Neves, que visitou a CMC, onde reuniu com o presidente, Manuel Machado, e a vereadora da Cultura, Carina Gomes.

PUBLICIDADE

Segundo a CMC, Madalena Neves explicou que o ministro Mário Lúcio Sousa tem a agenda condicionada por ser o presidente da Comissão Executiva das Comemorações dos 40 anos da Independência de Cabo Verde, efeméride que se assinalará a 5 de julho. Estas comemorações também vão decorrer em Portugal, entre 9 e 12 de julho próximo, sendo este último dia reservado a Coimbra.

Nesse dia 12 está ainda previsto um concerto conjunto entre a Orquestra Clássica do Centro e a Orquestra de Cabo Verde, em Coimbra. Esta última deverá trazer à cidade cerca de 45 pessoas, entre músicos e dançarinos. O espetáculo realizar-se-á ao final da tarde/princípio da noite, em local a decidir. Madalena Neves prevê que os eventos desse dia sejam acompanhados pelo Cônsul Honorário de Cabo Verde, Agostinho Almeida Santos, por membros da Associação de Estudantes Cabo-Verdianos em Coimbra, assim como pela comunidade de conterrâneos residente na cidade e arredores.

PUBLICIDADE

publicidade

Instituído em 1984, o Prémio Literário Miguel Torga/Cidade de Coimbra elegeu, este ano, a obra inédita “Biografia do Língua”, um romance em que o autor conta a história, em parte baseada em factos reais, de “um escravo que sabia línguas” e que, no século XV, a partir de Cabo Verde, seguia a bordo das naus portuguesas para “ajudar a vender outros irmãos”, no Brasil e noutros territórios da América do Sul. Mário Lúcio Sousa que, além de ministro e escritor, é também músico, vai receber um prémio pecuniário de 5 mil euros, cabendo à CMC assegurar a edição da obra.

Recorde-se, por outro lado, que esta foi a segunda vez, num curto período de tempo, que Madalena Neves visitou os Paços do Município. No passado dia 30 de março, a diplomata integrou a comitiva do Presidente da República de Cabo Verde, José Carlos Fonseca, que esteve na CMC.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE