Coimbra

Prémio internacional para obra apoiada pelo Município de Penacova

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 26-03-2017

A futura Casa das Artes de Penacova, onde será exposta uma importante parte do espólio artístico do pintor João Martins da Costa (1921-2005), que o Município de Penacova irá dinamizar no edifício do antigo tribunal, junto à Câmara Municipal, ganhou agora,  segundo a autarquia, aum novo fôlego, através do prémio de ouro no concurso internacional Muse Creative Awards 2017 – EUA, na categoria “Book”, alcançado com o livro lançado recentemente apresentado em Penacova “Martins da Costa – Contos Vividos”, composto por textos escritos pelo pintor nas décadas de oitenta e noventa, parte do espólio fotográfico e reproduções de alguns dos seus quadros.

PUBLICIDADE

Humberto Oliveira

Humberto Oliveira na apresentação do livro “Martins da Costa – Contos Vividos”

De acordo com Humberto Oliveira, presidente do Município de Penacova, “esta distinção nos Estados Unidos vem apoiar a notoriedade e a divulgação do valor cultural e artístico de Martins da Costa, vulto da pintura do século passado, que viveu parte da sua vida em Penacova e a retratou de forma ímpar”. também Fernanda Veiga, vereadora da Cultura deste município, realça que “a candidatura ao prémio, que foi desencadeada pela OM Design, mais particularmente pelo seu diretor e neto do pintor Martins da Costa, Diogo Gama Rocha, enche-nos de orgulho e revela que o Município estava certo quando apostou no livro e abriu espaço na Casa de Artes, que está a ser projetada, para expor a vida e obra do artista. A responsabilidade, a partir desta distinção, é ainda maior e devemos servir-nos do seu exemplo inspirador para fomentar a democratização do acesso à cultura e o incentivo a que outros cidadãos se interessem cada vez mais pelas artes”.

Numa missiva dirigida ao Município de Penacova, a família do pintor agradeceu pelo empenho do Executivo, tendo expressado o voto de “parabéns e muito obrigado pelo vosso apoio incondicional em perpetuar e dignificar com qualidade e dignidade, a vida e obra de Martins da Costa”.

PUBLICIDADE

publicidade

João Martins da Costa nasceu em Coimbra em 1921. Frequentou o curso superior de Pintura da Escola de Belas Artes do Porto- Premiado diversas vezes na escola, concluiu o curso em 1947 com a classificação de 18 valores. Ao longo do seu percurso artístico, pautado por viagens de estudo e inúmeras exposições individuais e colectivas, foram-lhe atribuídos vários prémios.  Em 1973 construiu e viveu desde então em Penacova, na sua casa atelier situada na Costa do Sol e leccionou na escola Secundária de Penacova até à sua aposentação aos 70 anos.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE