Prémio Estação Imagem abre concurso a estudantes finalistas de fotografia

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 01-03-2018

O Prémio Estação Imagem alarga este ano o concurso de fotojornalismo aos finalistas do curso de fotografia, anunciou hoje a organização do evento, que vai decorrer pela primeira vez em Coimbra, de 17 a 21 de abril.

PUBLICIDADE

coimbra_noite_3

Este ano, o concurso passa a estar também aberto a candidaturas de estudantes finalistas dos cursos de fotografia, “que assim se juntam aos fotojornalistas portugueses, dos PALOP [Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa] e da Galiza, bem como aos estrangeiros aí residentes, aos quais está aberto o concurso”, revelou hoje a organização, em nota de imprensa enviada à agência Lusa.

PUBLICIDADE

publicidade

De acordo com o comunicado, as inscrições para o concurso abriram hoje e terminam no dia 31, sendo que, para a edição deste ano, “há mais dois prémios a juntar aos já habituais”.

O Prémio Estação Imagem passa a contar com duas bolsas – mantém-se a bolsa Estação Imagem Viana do Castelo e abre a bolsa Estação Imagem 2018 Coimbra – e o Prémio Europa, apoiado pela Representação em Portugal da Comissão Europeia.

PUBLICIDADE

De acordo com a organização, o presidente do júri da nona edição do Prémio Estação Imagem vai ser o espanhol Santiago Lyon, presidente do júri do World Press Photo 2013 e antigo diretor de fotografia da agência de notícias americana Associated Press.

No júri do concurso deste ano, estarão também os fotojornalistas Sara Naomi Lewkowicz, Marco Longari e Tanya Habjouqa.

Entre 17 e 21 de abril, Coimbra acolhe o Prémio Estação Imagem, que vai ter sete exposições de “fotojornalistas de prestígio internacional”, conferências, oficinas, exibição de documentários e um mercado do livro de fotografia, ficando as exposições patentes até ao final de maio, anunciou a organização do evento.

Coimbra é pela primeira vez a anfitriã deste festival de fotojornalismo, que no passado decorreu em Mora e em Viana do Castelo.

O ponto alto do evento será “a cerimónia de anúncio e entrega de prémios, que terá lugar no Convento São Francisco”, a 21 de abril, disse a organização.

O festival deste ano é coorganizado pela Câmara Municipal de Coimbra, que se assume também como novo parceiro oficial do evento.

As candidaturas ao Prémio Estação Imagem, dedicado à reportagem fotojornalística, poderão ser submetidas em www.estacao-imagem.com.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE