Coimbra

Prémio Estação Imagem 2020 será em Coimbra e é apoiado com 75.000 euros

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 06-03-2020

O executivo da Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai analisar e votar, na sua reunião de segunda-feira, uma proposta de atribuição de um apoio financeiro pontual, no valor de 75 mil euros, para a realização do Prémio Estação Imagem Coimbra 2020, que vai decorrer de 14 de abril a 14 de junho, em Coimbra. Um evento com projeção internacional, organizado pela associação Estação Imagem e pela CM Coimbra, que integra um prémio de fotojornalismo, a atribuição de uma bolsa, exposições, edição de livros, workshops, um mercado do livro de fotografia, conferências e outras atividades paralelas. Um evento cultural com projeção internacional, que potencia a promoção cultural e turística da cidade.

PUBLICIDADE

O Prémio Estação Imagem está de volta a Coimbra, pelo terceiro ano consecutivo, de 14 de abril a 14 de junho. Um evento organizado pela associação Estação Imagem e pela CM Coimbra, cujo sucesso ficou claro pelo elevado número de visitantes aos diversos espaços do evento e pelas inúmeras referências na imprensa nacional que aconteceram nas duas últimas edições. A terceira edição deste projeto em Coimbra promete, pois, fortalecer o protagonismo cultural e turístico da cidade no panorama nacional e também internacional, sendo que este é único no país, numa área artística pouco explorada, que apresenta uma programação de elevada qualidade e se enquadra na estratégia de fomento cultural e artístico da autarquia. O apoio financeiro a atribuir à associação Estação Imagem será de 75.000 euros. 

O Prémio Estação Imagem 2020 irá decorrer de 14 de abril a 14 de junho. Trata-se, pois, de um evento com projeção internacional, que integra um prémio de fotojornalismo, a atribuição de uma bolsa, exposições, edição de livros, workshops, um mercado do livro de fotografia, conferências e outras atividades paralelas. O prémio internacional de jornalismo está aberto à participação de fotojornalistas portugueses, dos PALOP e da Galiza, bem como os estrangeiros aí residentes. Promove, essencialmente, a reportagem fotográfica e tem nove categorias a concurso: Notícias, Assuntos Contemporâneos, Vida Quotidiana, Desporto, Arte e Espetáculos, Ambiente, Série de Retratos, Fotografia do Ano e Prémio Europa. Os trabalhos premiados dão origem a uma exposição e à publicação de um livro. 

PUBLICIDADE

publicidade

O júri do concurso da edição 2020 é constituído por Patrick Chauvel, fotógrafo de guerra independente homenageado pelo Visa Pour L’Imagem 2019, Brent Stirton, fotógrafo sénior da Getty Images, Goran Tomasevic, fotógrafo sérvio da agência Reuters, e João Silva, fotógrafo do quadro do The New York Times desde 2000. O júri terá, assim, a árdua tarefa de escolher a reportagem vencedora do Prémio Estação Imagem 2020 e o vencedor da Bolsa Estação Imagem 2020 Coimbra, que permitirá que o fotojornalista escolhido possa desenvolver um projeto fotográfico sobre o distrito de Coimbra. O anúncio dos vencedores e a entrega dos prémios terá lugar no Convento São Francisco, no dia 18 de abril.

O Prémio Estação Imagem vai trazer ainda a Coimbra nove grandes exposições de fotojornalismo e várias aulas abertas dedicadas a fotojornalistas. As exposições vão estar distribuídas por espaços emblemáticos do concelho, mais concretamente a Sala da Cidade, o Convento São Francisco, a Casa Municipal da Cultura, o Teatro Académico Gil Vicente, o Museu Municipal – Edifício Chiado, o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, o Centro Cultural Penedo da Saudade e a Casa das Artes, e estão previstas visitas guiadas pelos autores entre os dias 15 e 17 de abril.

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE