Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Prémio Crioestaminal em Investigação Biomédica alcança número recorde de candidaturas

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 08-03-2017

 

PUBLICIDADE

O Prémio Crioestaminal em Investigação Biomédica recebeu o número recorde de 97 candidaturas. A 9.ª edição do prémio decorre de uma parceria entre a Crioestaminal e a Associação Viver a Ciência e tem como objetivo apoiar investigadores que pretendam desenvolver projetos pioneiros na área da Biomedicina em território nacional. A bolsa, no valor de 20 mil euros, é das mais elevadas a ser atribuídas em Portugal nesta área.crioestaminal

O júri desta edição é constituído por um painel de 28 cientistas nacionais e internacionais, de centros de investigação de onze países diferentes: Harvard Medical School (EUA), Gottingen Graduate School for Neurosciences, Biophysics and Molecular Biosciences (Alemanha),  VIB‐KU Leuven Center for Brain & Disease Research, Laboratory for the Research of Neurodegenerative Diseases, K.U. Leuven (Bélgica), Institut Pasteur (França), National Heart and Lung Institute (Reino Unido),  Instituto de Física da Universidade de São Paulo (Brasil), Universidade de Bilkent (Turquia), Centro Andaluz de Biologia Molecular e Medicina Regenerativa (Espanha) e Centro de Química-Física Molecular do Instituto Superior Técnico (Portugal) são alguns dos centros de investigação a que pertencem os jurados da 9.ª edição do prémio.

PUBLICIDADE

publicidade

“O número extraordinário de candidaturas à 9.ª edição do Prémio Crioestaminal é o claro sinal de que Portugal não está parado no que diz respeito à investigação biomédica. Este prémio propôs-se, desde que foi criado há doze anos, ser um estímulo à investigação no nosso país. Contar com um júri tão prestigiado e oriundo de geografias tão diversas é, aliás, uma forma de também promover e credibilizar o rigoroso trabalho científico desenvolvido em Portugal”, salienta André Gomes, Fundador e CEO da Crioestaminal.

O Prémio Crioestaminal é dirigido a investigadores, portugueses ou estrangeiros, doutorados há mais de três anos e há menos de dez, que se proponham realizar um projeto de investigação autónomo sob sua responsabilidade numa instituição portuguesa. O regulamento da 9.ª Edição do Prémio Crioestaminal está disponível para consulta em: www.viveraciencia.org/premiocrioestaminal.

PUBLICIDADE

Ao longo dos anos, o Prémio Crioestaminal distinguiu projetos de investigadores como Sandra Macedo Ribeiro (2005) e Hélder Maiato (2006), ambos do Instituto de Biologia Molecular e Celular, no Porto; Mónica Dias, do Instituto Gulbenkian de Ciência (ICG) de Oeiras (2007); Lino Ferreira, do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra e do Biocant – Centro de Inovação e Biotecnologia (2008); Lars Jansen, do ICG (2009) e Luísa Figueiredo, do Instituto de Medicina Molecular (2010).

 

“Este prémio é uma importante fonte de financiamento para uma fase particularmente crítica do percurso de um cientista: a altura em que se começa a liderar os primeiros projetos de investigação para os quais nem sempre é fácil encontrar fontes de financiamento. O número elevado de candidaturas significa que a nossa comunidade científica está muito dinâmica e cheia de ideias.”, destaca Leonor Saúde Vice-Presidente, da Associação Viver a Ciência.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com