Vamos

Praia de Mira é recordista da Bandeira Azul e garante qualidade e segurança aos banhistas (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 08-08-2021

A Praia de Mira, no distrito de Coimbra, é a única praia de Portugal a receber a Bandeira Azul desde 1987, ano em que esta distinção foi criada. Em 2021 a Praia de Mira recebeu a sua 35.ª consecutiva Bandeira Azul.

PUBLICIDADE

Para Raul Almeida, presidente da Câmara Municipal de Mira, este é um motivo de orgulho. “Esta é uma marca de qualidade, porque a Bandeira Azul é atribuída pela Associação Bandeira Azul, com critérios bastante rígidos para essa atribuição e a Praia de Mira, em quase todas as componentes, conseguiu atingir a pontuação máxima”. Desta forma a atribuição da Bandeira Azul às duas praias do concelho, a Praia de Mira e a Praia do Poço da Cruz, distingue-as como praias de qualidade.

Além da distinção Bandeira Azul, a Praia de Mira tem ainda a bandeira de Praia Acessível e praia Qualidade Ouro. Esta é uma praia apta para pessoas com mobilidade reduzida. Uma praia inclusiva onde existe também uma preocupação para com os daltónicos e a leitura das bandeiras, com bandeiras legíveis para uma fácil leitura da cor da bandeira nestas situações.

PUBLICIDADE

A qualidade da praia é uma preocupação do município, e a esta une-se a questão ambiental. São vários os pontos de reciclagem ao longo do areal.

“Nas próprias escolas, às crianças que serão os adultos do futuro, passamos a ideia que é importantíssimo manter a praia limpa, os oceanos limpos. A preocupação é que seja sempre um verão seguro mas um verão limpo para preservar as nossas praias”, explica o autarca ao Notícias de Coimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

As duas praias do concelho de Mira são compostas por uma equipa de mais de 20 nadadores salvadores de forma permanente, para garantir a segurança de todos os banhistas.

O mar de Mira potencia ainda a prática de desportos, como surf e bodyboard. Mira está incluída no projeto “Surf No Crowd”, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIMRC), um projeto que promove a prática do desporto aquático.

Muito relacionada com a tradição local está a arte xávega, uma prática que, segundo o autarca, está em diminuição. Raul Almeida lamenta que algumas das companhas, as empresas que fazem a pesca da arte xávega, estejam a terminar.

“Esta é um atividade com importância na economia local, emprega muitas pessoas, é o trabalho de muitas famílias. Também tem o seu impacto turístico, cada vez que é retirada a rede do mar juntam-se dezenas de turistas”, um momento muito caraterístico na Praia de Mira.

Ainda ligado à arte da pesca, a Praia de Mira é ilustrada pelos seus palheiros, as casas típicas dos pescadores, com o aspeto listrado tão distintivo.

Sobre os tradicionais palheiros de Mira, “o município está em negociações para tentar adquirir alguns palheiros, para que estes passem para propriedade do município e assim conseguir recuperá-los. Temos essa preocupação de os adquirir sendo esta a única forma de garantir que serão restaurados”, afirma o autarca.

Quanto à Barrinha de Mira, um dos cartões de visita local, Raul Almeida explica que a Câmara Municipal está a avançar com um projeto para requalificação das margens da Barrinha, através de candidatura a fundos comunitários.

“Um dos sonhos era tornar a Barrinha como uma praia fluvial, uma praia de água doce, e ter Bandeira Azul tanto na Barrinha como na Praia de Mira”, um projeto que envolve diversas entidades, com intervenções de avultado investimento financeiro, que será desenvolvido ao longo dos próximos anos.

Mas o presidente do município adianta que nem só de sol e de mar se faz Mira. Para quem visita pela primeira vez o concelho, Raul Almeida deixa como sugestão a visita às duas praias, a Praia de Mira e a Praia do Poço da Cruz, um passeio pela Barrinha e pela Lagoa. Ou ainda a realização de percursos cicláveis, nomeadamente um percurso pelas Casas Gandaresas e pelos Moinhos de Água. Ou a opção dos trilhos pedestres aliados à prática de atividade física.

É com a garantia de diversas opções de atividades que o concelho de Mira procura oferecer umas férias dinâmicas a quem visita a região.

Sobre a época balnear, Mira enfrentou um início de verão atribulado, por ter sido classificada na lista de concelhos com risco muito elevado de incidência de covid-19, em resultado do elevado número de contágios. Apesar de o mês de agosto começar com temperaturas abaixo de esperado, existe a esperança de recuperação com a chegada de mais turistas neste primeiros dias do mês.

Raul Almeida deixa o convite para que todos visitem a Praia de Mira. Esta que é a sétima praia a nível nacional com maior capacidade de lotação no areal, e a segunda ao nível da região centro. “Temos extensos areais, e tivemos o cuidado este ano à semelhança do ano passado de estender o areal para sul para aumentar a capacidade e garantir que as pessoas se sentem em segurança”.

Veja o direto NDC com Raul Almeida

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE