Coimbra

Avô recebe Bandeira Praia Acessível

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 05-07-2016

 

PUBLICIDADE

No arranque da época balnear foi inaugurada uma cadeira anfíbia, a partir de agora disponível na praia fluvial de Avô, um equipamento que vem permitir que as pessoas com mobilidade reduzida possam usufruir desta zona balnear com mais segurança e conforto.

avô

PUBLICIDADE

A instalação deste novo equipamento  resulta de uma candidatura do Município de Oliveira do Hospital ao Programa “Praia Saudável” da Fundação Vodafone Portugal. A cadeira anfíbia permite aos cidadãos com mobilidade reduzida aceder à água e banhar-se com o apoio do nadador salvador, e vem reforçar o conjunto de infraestruturas que fazem desta praia fluvial, na Ilha do Picoto, uma “praia acessível, uma praia para todos”.

Nessa mesma tarde, no passado dia 1 de julho, foi também hasteada a Bandeira Praia Acessível que a zona balnear de Avô ostenta consecutivamente nos últimos anos e que atesta que cumpre um conjunto de critérios obrigatórios para exibir este galardão, como seja o fácil acesso pedonal e estacionamento ordenado e reservado; o acesso de nível ao areal/zona balnear através de rampas; possuir passadeiras até à zona de toldos e outros equipamentos e o mais próximo da água possível; disponibilização de instalações sanitárias adaptadas e situadas em local de fácil acesso, entre outros.

PUBLICIDADE

publicidade

Este galardão “Bandeira Praia Acessível” é atribuído no âmbito do projeto “Praia Acessível – Praia Para Todos!”, uma iniciativa conjunta do Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P.; da Agência Portuguesa do Ambiente, I.P. e do Turismo de Portugal, I.P.

Momentos antes do hastear da bandeira, a nova cadeira anfíbia foi experimentada por alguns utentes da Santa Casa da Misericórdia de Galizes e da Arcial, convidados para esta cerimónia, e que puderam entrar na água comprovando a enorme mais valia deste novo equipamento.

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital tem desenvolvido esforços para dotar as praias fluviais, concretamente a da Ilha do Picoto em Avô, de mais e melhores condições, facto que foi destacado pelo presidente da Assembleia Municipal, Rodrigues Gonçalves e por João Quaresma que em representação do Turismo do Centro congratulou Avô e o concelho por esta estrutura e este galardão. Também a representante da APA sublinhou que se trata “de uma praia aberta com todas as condições de acessibilidade para que os utentes com mobilidade reduzida possam usufruir em segurança e tomar banho através da cadeira anfíbia”.

José Carlos Alexandrino, presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, não deixou de lembrar o trabalho de recuperação levado a cabo após os estragos provocados pelas cheias no último inverno. “Fomos capazes de fazer esta obra em tempo recorde porque somos pessoas de ação e hoje, esta praia tem ainda melhores condições para as pessoas usufruírem”, disse, sublinhando a importância da oferta da cadeira anfíbia.

O presidente do Município destacou ainda o “papel do vereador José Francisco Rolo. É ele que tutela o pelouro do Ambiente e é ele que tem feito este grande trabalho, não só na praia da ilha do Picoto mas também em Alvoco” e manifestou o desejo de ver galardoada esta praia com a Bandeira Azul. “Temos de conseguir candidatar a praia de Avô que reúne condições que talvez nenhuma outra tenha, e esta praia merecia ter também a bandeira Azul”, acrescentou.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE