Cidade

Praça 8 de Maio recebe recriação histórica da Grande Guerra

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 14-11-2018
 

 

PUBLICIDADE

 A Praça 8 de Maio, na Baixa de Coimbra, vai ser palco no sábado de uma recriação histórica de vários momentos da 1.ª Grande Guerra Mundial e da participação portuguesa no conflito.

Pela Praça 8 de Maio, 15 atores, acompanhados pela Opus Ensemble, vão recriar vários momentos da participação portuguesa na 1.ª Grande Guerra Mundial, desde a convocatória dos mancebos à assinatura do armistício.

PUBLICIDADE

A iniciativa, organizada pela Fundação INATEL Coimbra em conjunto com a companhia Viv’Arte e a União das Freguesias de Coimbra, vai decorrer às 11:00, e terá a duração de cerca de hora e meia.

Segundo o diretor da Fundação INATEL Coimbra, Bruno Paixão, a representação teatral começa com a convocatória dos mancebos, prosseguindo-se a despedida dos familiares.

PUBLICIDADE

publicidade

A guerra nas trincheiras, as cartas que os militares portugueses escreviam aos familiares sobre a frente de guerra, o regresso dos soldados feridos e a assinatura do armistício são outros dos episódios retratados neste espetáculo, referiu o responsável, que falava à agência Lusa no final da conferência de imprensa que decorreu hoje de manhã.

Durante a recriação, é ainda retratada a chegada dos caixões daqueles que morreram, a entrega das insígnias aos familiares dos soldados falecidos e o hino nacional.

A iniciativa é de entrada livre, tendo sido um desafio lançado pela companhia Viv’Arte à direção distrital da Fundação INATEL por “Coimbra ter sido um local muito emblemático da saída dos portugueses para a primeira Grande Guerra”, explanou.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE