Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Quer ver como eram os Postais de Natal?

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 22-12-2016

Na esperança de preservar para a posteridade uma tradição natalícia que se tende a perder no tempo, a Biblioteca Municipal expõe, até janeiro, uma mostra de diversos postais de felicitações alusivas à quadra que se atravessa.

PUBLICIDADE

condeixa

O Natal está à porta e com ele chegam os desejos de boas festas. Mas, se antigamente o postal de natal era obrigatório, hoje está praticamente substituído pelas mensagens digitais.

PUBLICIDADE

publicidade

Caiu em desuso, é certo, mas o seu significado continua a ser muito forte na partilha de sentimentos e valores e, quanto mais raro se tornou, mais especial também ficou.

Alimentando este espírito, a Biblioteca Municipal Engº Jorge Bento inaugurou, no dia 20 de dezembro, a exposição “Postais de Natal: O prazer de os enviar e a alegria de os receber”, numa mostra coletiva de inúmeros cartões de felicitações natalícias que, afinal, não deixam de ser uma boa lembrança da história.

PUBLICIDADE

Pretende-se, assim, recordar e recuperar uma herança cultural em crescente abandono, mantendo acesa a tradição e a sensibilização para o espírito natalício.

Gentilmente cedidos das coleções privadas de Isabel Soares Rebelo, Maria Augusto e António Pinto, a evidente imagética natalícia que os caracteriza proporciona aos visitantes uma autêntica viagem pelo natal de outros tempos, contribuindo assim para que o concelho tenha mais vida, movimento e cor nesta quadra festiva.

Até 7 de janeiro será, certamente, a oportunidade ideal para (re)ver objetos com décadas de história que, atualmente, com a evolução das comunicações, já não fazem parte do quotidiano das novas e vindouras gerações.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com