Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Carteira

Portugueses aproveitam desconto direto nos combustíveis em Espanha

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 04-04-2022

Os portugueses que vão a Espanha abastecer-se de combustível estão não só a pagar menos do que em Portugal, como também a beneficiar de um desconto direto de 20 cêntimos por litro atribuído pelo Governo espanhol.

PUBLICIDADE

Na localidade espanhola de Ayamonte, município da região autónoma da Andaluzia que faz fronteira com Castro Marim e Vila Real de Santo António, o desconto dado pelas estações de serviço e que será depois coberto pelo Governo espanhol chega aos 10 euros num depósito de 80 euros.

A este desconto, atribuído pelo Governo espanhol para ajudar a população a enfrentar a subida do preço dos combustíveis, soma-se o facto de o preço praticado em Espanha ser menor do que aquele que é cobrado em Portugal: a gasolina 95 naquele país está hoje nos 1,810 euros por litro e o gasóleo simples nos 1,789 euros por litro.

PUBLICIDADE

publicidade

“Meti 40 euros de gasóleo e, quando fui pagar, devolveram-me quatro euros e tal”, disse à agência Lusa Marta Costa, uma portuguesa que hoje estava num posto de abastecimento em Ayamonte, onde os portugueses aproveitam a proximidade da fronteira com Portugal para abastecerem mais barato.

As filas de automóveis portugueses sucedem-se nos postos de abastecimento próximos da fronteira e os portugueses conseguem assim pagar os carburantes mais barato do que os que em Portugal, onde hoje o preço por litro do gasóleo simples atinge 1,979 euros e o da gasolina 2,054 euros.

PUBLICIDADE

A Lusa falou também com Luís Antunes, que disse ter ido a Ayamonte abastecer o automóvel porque “o preço é mais barato do que em Portugal” e acabou por ser “surpreendido com o desconto” que é dado pelo Governo espanhol.

“Vim cá porque é mais barato do que em Portugal e quando paguei disseram-me que me descontavam os 20 cêntimos por litro. O Governo português devia era seguir este exemplo e dar também um apoio às pessoas para fazerem frente a esta subida escandalosa dos preços dos combustíveis”, afirmou a mesma fonte.

Luís Nunes também aproveitou a deslocação ao Algarve para passar o fim de semana para abastecer o carro no regresso a Lisboa e mostrou-se satisfeito por, “além de o preço ser mais baixo do que em Portugal”, ainda “beneficiar de um desconto dado pelo Governo espanhol e que se sente imediatamente no bolso quando é feito o pagamento”.

Carlos Fuentes, espanhol residente em Ayamonte, contou à Lusa que, desde a entrada em vigor do desconto, na sexta-feira, “tem sido um constante movimento de automóveis portugueses” nas bombas de gasolina da localidade fronteiriça espanhola, que está separada dos municípios de Castro Marim e Vila Real de Santo António, no distrito de Faro, pelo rio Guadiana.

As estações de serviço em Espanha aplicam desde sexta-feira um desconto de pelo menos 20 cêntimos por litro de combustível aos clientes.

O objetivo é conter o aumento dos preços da energia e atenuar o impacto nos bolsos dos consumidores e das empresas, depois das subidas registadas nos valores dos combustíveis e da energia desde o início da guerra na Ucrânia.

O desconto está em vigor em todas as 11.650 estações de serviço de todo o país até, pelo menos, 30 de junho.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com