“Portugal Contra os Incêndios” manifesta-se em Coimbra

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 18-10-2017

À semelhança do Porto e Lisboa, também Coimbra se junta ao movimento de solidariedade após a tragédia de 15 de outubro.

PUBLICIDADE

A Praça 8 de Maio é o local escolhido para a realização de um protesto “Portugal Contra os Incêndios (Coimbra)”.

O encontro está marcado para as 16:00 de sábado, 21 de outubro, e tem como objetivo ser um momento de união e demonstração pública e pacífica por um planeamento de defesa e proteção florestal. Através de um “evento pacífico e apartidário”, pretende-se exigir “uma mudança nas políticas de prevenção e combate aos incêndios”, explica a organização.

PUBLICIDADE

Os promotores do evento, Ana Teresa Viegas e João Calmeiro, são investigadores na área da Biomedicina e Ciências Farmacêuticas respectivamente, a realizar o doutoramento em Coimbra e decidiram arrancar com a manifestação porque, apesar de não terem tido prejuízo com os acontecimentos recentes, viram muitas pessoas próximas a sofrer com os incêndios.

“Há uns anos atrás, vi a serra algarvia, ou seja, o meu distrito, a arder, e os danos foram muitos, quer materiais quer pessoais”, conta Ana Teresa Viegas. “Anos depois, o mesmo continua a acontecer por todo país, e cada vez é pior”. “Nada é feito para termos um planeamento de prevenção nem temos meios nem profissionais suficientes para combater os fogos”, denuncia.

PUBLICIDADE

publicidade

Já João Calmeiro, que vem de uma das zonas mais afectadas no domingo, a Marinha Grande, viu arder “um dos pulmões de Portugal – o Pinhal de Leiria”: “uma das zonas que trazia boas memórias desde a infância até à vida adulta, e que agora já não existe”. Para o organizador, “são precisas alterações e investimentos críticos a nível florestal, da proteção e do ordenamento do território”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE