Portugal com níveis elevados de exposição à radiação ultravioleta

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 07-06-2017

Portugal continental e os arquipélagos da Madeira e dos Açores apresentam hoje um risco ‘muito elevado’ de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

PUBLICIDADE

mulher-verao

De acordo com o Instituto, as regiões de Beja, Viana do Castelo, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Penhas Douradas, Leiria, Lisboa, Portalegre, Santarém, Setúbal, Sines, Vila Real, Viseu, Aveiro, Porto, Funchal e Porto Santo (Madeira) e Ponta Delgada (ilha de São Miguel, nos Açores), Angra do Heroísmo (Terceira), Santa Cruz das Flores (ilha das Flores) e Horta (ilha do Faial) estão hoje em risco ‘muito elevado’ de exposição à radiação UV. A exceção é Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, com risco ‘moderado’.

PUBLICIDADE

publicidade

Para as regiões com risco ‘muito elevado’ e ‘elevado’, o Instituto recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.

Os índices UV variam entre menor do que 2, em que o UV é ‘Baixo’, 3 a 5 (‘moderado’), 6 a 7 (‘elevado’), 8 a 10 (‘muito elevado’) e superior a 11 (‘extremo’).

PUBLICIDADE

O IPMA prevê para hoje no continente céu em geral limpo, vento fraco, soprando moderado de noroeste no litoral oeste, em especial a sul do Cabo Carvoeiro e durante a tarde, e de nordeste nas terras altas até final da manhã e subida acentuada da temperatura máxima.

Para a Madeira prevê-se períodos de céu muito nublado, tornando-se temporariamente pouco nublado durante a tarde, possibilidade de ocorrência de aguaceiros as vertentes norte e terras altas até final da manhã.

Está também previsto vento fraco a moderado do quadrante norte, soprando por vezes forte nas terras altas até ao início da manhã.

Para os Açores, a previsão aponta para períodos de céu muito nublado, aguaceiros fracos na madrugada e vento moderado a fresco com rajadas até 50 quilómetros por hora.

Em Lisboa as temperaturas vão variar entre 15 e 33 graus Celsius, no Porto entre 11 e 25, em Vila Real e Viseu entre 12 e 30, na Guarda entre os 10 e os 28, em Bragança entre 10 e 29, em Coimbra entre 11 e 31, em Castelo Branco entre 16 e 34, em Santarém entre 13 e 36, em Beja e Évora entre 14 e 36, em Faro entre 19 e 33, no Funchal entre 19 e 24, em Ponta Delgada e Horta entre 17 e 21 e em Santa Cruz das Flores entre 16 e 20.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE