Portugal

Portugal em “3.º lugar” no ‘ranking’ dos países mais seguros

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 12-06-2019
 

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, argumentou hoje que Portugal tem evoluído “muito significativamente” ao nível da segurança e é considerado o 3.º país mais seguro, segundo o Global Peace Index.

PUBLICIDADE

“Estávamos em 18.º, há seis anos atrás. No último indicador”, que “é de hoje, estamos em 3.º lugar”, revelou o ministro, em declarações aos jornalistas em Vendas Novas, no distrito de Évora.

PUBLICIDADE

À margem da cerimónia de entrega de 224 novas viaturas à GNR, Eduardo Cabrita considerou aos jornalistas que, o facto de o país estar em “3.º, 4.º ou 5.º” não é importante, porque o que é “muito significativo” é que Portugal tenha vindo, “gradualmente, ano a ano, a consolidar esta imagem” de segurança.

Portugal evoluiu muito significativamente, temos tido, ano a ano, uma redução da criminalidade geral e violenta, isso tem sido reconhecido” e “é muito importante, antes de mais para os portugueses, mas também para a imagem do país”.

PUBLICIDADE

publicidade

O ministro referiu que, sempre que participa “em reuniões internacionais, a imagem que é sempre associada a Portugal” é “uma imagem de segurança e os portugueses, hoje, cada vez mais, têm a consciência disso”.

Para o ministro, esta evolução deve-se “ao investimento” na área e a “uma grande coordenação de meios entre as várias forças”, nomeadamente a GNR, PSP, Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e Polícia Judiciária.

Mas também “a um esforço, no caso da GNR” dos “cerca de 23 mil mulheres e homens que, por vezes em condições muito difíceis, deram o melhor pela segurança dos portugueses”, acrescentou.

O 3.º lugar alcançado agora no Global Peace Index, segundo Eduardo Cabrita, “consolida a imagem” do país, que subiu uma posição em comparação com o ano anterior, mas o que interessa é “estar entre os melhores e continuar a trabalhar”.

O ministro presidiu hoje à entrega à GNR de 224 novas viaturas, destinadas às componentes Territorial, Policiamento Comunitário, Trânsito, Intervenção e Investigação Criminal.

No fim da cerimónia, que contou com a presença 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE