Coimbra

Por seis euros pode comer as sopas que quiser na Baixa de Coimbra (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 27-04-2022

Vem aí um fim de semana de encher a barriga! Esta sexta, sábado e domingo decorre o 1º Festival das Sopas de Coimbra, no Terreiro da Erva, em plena Baixa da cidade.

PUBLICIDADE

A iniciativa, organizada pela União das Freguesias de Coimbra e pela Câmara Municipal, conta com 12 barraquinhas, cada uma corresponde a uma instituição e a uma sopa diferente.

A ACERSI (Associação das Cozinhas Económicas Rainha Santa Isabel) vai servir a sopa de grão, a Cáritas a de tomate e ovo, o caldo verde fica a cargo da Associação Académica de Coimbra e a sopa de feijão é por conta da  Associação Artística e Cultural Salatina. Já a Casa dos Pobres tem sopa de hortaliça, o Pedrulhense sopa da pedra e os Sons da Casconha sopa de feijoca. Há também sopa de peixe preparada pelo Comissão de Festas da Pedrulha,  sopa de cenoura pelo Corpo Nacional de Escutas 358, sopa de feijão verde do Centro Social e Paroquial da Pedrulha, sopa primavera pelo Centro Social e Cultural 25 de abril e ainda sopa de cebola preparada pela Fraternidade de Nuno Álvares.

PUBLICIDADE

publicidade

Pode provar e voltar a provar as sopas que quiser. Para isso basta adquirir um kit, por seis euros, que traz uma malga, que pode levar para casa como recordação, e uma colher. A sopa é à descrição e a broa também!

O evento conta ainda com um palco onde vão atuar diversos grupos musicais e de paródia, assim como tunas. No sábado às 22:00 há baile. 

PUBLICIDADE

O festival abre portas das 18:00 às 00:00 desta sexta-feira, das 13:00 às 00:00 de sábado e das 13:00 às 16:00 de domingo. 

“Este é o primeiro festival de Coimbra, não o primeiro em Coimbra”, salientou João Francisco Campos, presidente da União das Freguesias de Coimbra, na apresentação do evento que decorreu hoje. “Faz parte de uma dinâmica para a Baixa, do reavivar das nossas memórias pré-pandemia, trazermos as pessoas aos locais de fruição, aos locais de convívio e colocar as nossas instituições a trabalhar em conjunto”, disse ainda.

“Queremos que este Terreiro da Erva esteja cada vez mais atrativo”, afirmou José Manuel Silva. O presidente da Câmara Municipal considerou que “é o somatório de todas estas pequenas/ grandes iniciativas que vão contribuir para aquilo que todos nós pretendemos que é a dinamização e recuperação da Baixa”. 

O autarca deixou até uma sugestão culinária: “Porque não fazer-se uma sopa de erva, já que estamos no Terreiro da Erva?”

Veja o direto NDC com José Manuel Silva e descubra qual é a sopa preferida do presidente da autarquia:

Veja o direto NDC com João Francisco Campos, presidente da União das Freguesias de Coimbra:

Veja o direto NDC com a apresentação do festival:
 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE