Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Cidade

Ponte na Praia Fluvial de Palheiros e Zorro é inaugurada no Dia da Cidade

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 29-06-2019

A nova ponte na Praia Fluvial de Palheiros e Zorro vai ser inaugurada no Dia da
Cidade, que se celebra a 4 de julho.

PUBLICIDADE

A empreitada devia ter ficado concluida  em 24  agosto 2018, mas de desculpa em desculpa, é inaugurada quase um ano depois da data indicada pela autarquia. 

PUBLICIDADE

publicidade

A ponte, que vem valorizar ainda mais o património natural da freguesia das Torres do Mondego, foi construída pela empresa Conduril-Engenharia, S.A., com o projeto da responsabilidade do arquiteto Camilo Cortesão, e  representa um investimento da Câmara Municipal de Coimbra de cerca de 580 mil euros.

A execução desta nova estrutura metálica sobre o rio Mondego vai possibilitar a travessia de peões, bicicletas e de veículos ligeiros de emergência, em condições de perfeita segurança, durante todo o
ano, ao contrário do que acontecia até agora.

PUBLICIDADE

A empreitada incluiu, também, intervenções nas margens, para a sua consolidação, e nos acessos à nova ponte, bem como a execução de rede de baixa tensão para permitir a instalação de iluminação pública.

A nova ponte tem uma extensão de 145 metros e está assente em pilares de betão armado.

 

Esta nova ligação, cujo projeto foi apresentado no mês de abril de 2017, foi estudada por forma a garantir uma boa inserção em ambas as margens do rio, procurando minimizar o impacto, sobretudo na margem esquerda, onde a ponte e os acessos se elevam em relação à envolvente.

Na margem direita, o espaço de entrada no tabuleiro é garantido por uma plataforma que estabelece o apoio da ponte e a relação de cotas entre o arruamento e o caminho que sobe até à estrada nacional 110 e o acesso ao rio através da Rua Porto Meio.
A cota definida para o tabuleiro da ponte foi determinada pela cota de cheia centenária e margem de segurança.

O tabuleiro da ponte tem 2,50m de largura e pendente inferior a 2%. No total, a estrutura mede 3,50m de largura e 3,50m de altura. O pavimento é em chapa galvanizada perfurada.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com