Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Pontão da Ereira reaberto ao público em Montemor-o-Velho após surto de gastroenterite

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 06-07-2018

  A Câmara de Montemor-o-Velho, distrito de Coimbra, anunciou hoje a inexistência de uma relação direta entre as águas do Pontão da Ereira e os casos de diarreias e vómitos registados recentemente no Baixo Mondego.

Por esse motivo, a Câmara liderada por Emílio Torrão reabriu o espaço balnear, que estava encerrado desde sexta-feira, na sequência de “algumas ocorrências de mau estar em inúmeras crianças, jovens e adultos”.

PUBLICIDADE

No dia 29 de junho, Emílio Torrão disse que foram reportados dezenas de casos de vómitos e diarreias na região do Baixo Mondego, sendo as causas ainda desconhecidas.

Em declarações à agência Lusa, Emílio Torrão afirmou então que a autarquia alertou as autoridades de saúde para a situação, tendo identificado “mais de 50 casos” de crianças, jovens e de adultos com vómitos e diarreias na quinta e na sexta-feira, a maioria dos quais esteve na chamado Pontão da Ereira, uma zona balnear existente junto ao rio Mondego, interditada nessa altura preventivamente pela Câmara Municipal.

PUBLICIDADE

publicidade

No mesmo dia, contactada pela Lusa, a Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) confirmou que a Unidade de Saúde Pública (USP) do Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Mondego “tem estado a acompanhar a situação” desde a tarde de sexta-feira, após alerta da autarquia de Montemor-o-Velho, mas apenas confirmou os casos de cinco crianças assistidas na urgência do Hospital Distrital da Figueira da Foz “com sintomas de náuseas e dores abdominais”.

Na segunda-feira, a ARSC disse ainda desconhecer a razão do surto de gastroenterite aguda numa colónia de férias de Montemor-o-Velho.

PUBLICIDADE

“A Unidade de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Mondego iniciou a investigação do surto no dia 29, altura em que teve conhecimento da situação. A informação até agora recolhida permite equacionar várias hipóteses de vias de transmissão da doença (exposição alimentar, a água recreativa, a ingestão de água, agentes químicos, pessoa-a-pessoa), sendo mais plausível a etiologia viral tendo em conta as características clínicas e epidemiológicas até agora conhecidas”, lê-se numa informação enviada à agência Lusa.

A ARSC diz ainda que, “desde essa data, foram observados mais um adulto, uma criança e uma jovem no serviço de atendimento do Centro de Saúde de Montemor-o-Velho e no serviço de urgência do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra”.

Hoje, Emílio Torrão, citado em comunicado da autarquia, diz que “o encerramento preventivo demonstra o cuidado que quer a Junta de Freguesia (que deu o alerta e espoletou o apurar da situação), quer a Câmara Municipal (que, em função das recomendações do delegado de saúde e da ARH determinou a interdição preventiva do espaço) têm na proteção e segurança das pessoas”.

O autarca garante andar atento e vigilante para que “aquele que é o espaço de eleição para ir a banhos no concelho de Montemor-o-Velho seja seguro”.

“Estamos atentos, somos diligentes e atuamos para além das análises que são efetuadas mensalmente e que sempre comprovaram a boa qualidade da água daquele local. A saúde pública é essencial e assumimos esta prioridade preventivamente, em favor da população”, acrescentou

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com