Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Primeira Página

Pombal: Município cria bolsa de recursos humanos de emergência para auxiliar Saúde Pública

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 25-11-2020

O Município de Pombal afetou recursos humanos para auxílio à Unidade de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Pinhal Litoral para o rastreio e apoio no combate à pandemia à Covid-19, divulgou hoje o município.

PUBLICIDADE

A decisão surge após uma reunião da Comissão Municipal de Proteção Civil, que analisou a evolução da situação epidemiológica no concelho e as medidas que serão aplicadas no território depois de Pombal ter sido integrado na lista dos concelhos de risco muito elevado.

PUBLICIDADE

publicidade

A iniciativa visa reforçar a capacidade de rastreio das autoridades e serviços de saúde pública, designadamente para realização de inquéritos epidemiológicos, para rastreio de contactos de doentes com Covid-19 e seguimento de pessoas em vigilância ativa.

O município  considera que “o atual quadro de pandemia exige rapidez e flexibilidade de respostas, nomeadamente no que respeita à garantia de regular o funcionamento das escolas, o acompanhamento e apoio de pessoas dependentes, quer sejam crianças, quer sejam adultos e idosos, assim como a limpeza e higienização de espaços públicos, o município criou uma Bolsa de Recursos Humanos de Emergência”.

PUBLICIDADE

Na área da Educação, foram acionadas recentemente seis contratações, por um período de três meses, no âmbito de um protocolo de colaboração com a Associação de Desenvolvimento de Iniciativas Locais de Pombal (Adilpom).

Trata-se de assistentes operacionais que foram afetadas às escolas e jardins de infância do concelho, permitindo um reforço e uma mobilidade em casos identificados pelos respetivos agrupamentos de escolas, destaca a autarquia que acrecenta ter acionado o apoio ao Agrupamento de Escolas de Pombal, afetando dois recursos humanos nas horas de maior afluência nas entradas e saídas da Escola Secundária e da Escola Marquês de Pombal, em articulação com o programa “Escola Segura”.

Já na área da Ação Social, visando assegurar a capacidade de resposta das instituições e das famílias em isolamento profilático, o município viu aprovada a candidatura apresentada à Medida de Apoio ao Reforço de Emergência de Equipamentos Sociais e de Saúde (MAREESS). Foram aprovados oito recursos humanos para a categoria de Assistente Operacional, “cujas principais funções assentarão na prestação de serviços relacionados com limpeza, higienização e manutenção dos espaços e zonas adjacentes, substituição de roupas de cama e de casa de banho, bem como do vestuário dos utilizadores, e, ainda, a prestação de cuidados de higiene pessoa, alimentação e conforto dos mesmos”.

Foi afetada, igualmente, uma técnica superior na área das Ciências Sociais, com vista à gestão das equipas e espaços, bem como a articulação entre os diversos serviços da comunidade e das famílias, revela a Câmara acrescentando que “o processo de recrutamento  está a passar pelos gabinetes de inserção profissional (GIP) de Pombal e da Guia”.

No âmbito da reunião da Comissão Municipal de Proteção Civil, para além de acionar uma equipa multidisciplinar para acompanhar e monitorizar a situação epidemiológica (tal como já aconteceu no início da pandemia), o município “passará a reportar diariamente às juntas de freguesia a informação sobre os casos epidemiológicos em cada uma das freguesias, divulgada pela Autoridade de Saúde Pública. Dotadas desta informação, as autarquias poderão efetuar um melhor acompanhamento dos casos ativos e/ou isolamento, designadamente na sensibilização para o dever geral de recolhimento domiciliário e na sinalização junto das forças e serviços de segurança.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com