Coimbra

Pombal investe 700 mil euros em novo corredor ribeirinho

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 29-09-2020

A Câmara Municipal de Pombal vai avançar com a construção de 4,1kms de corredor ribeirinho, ao longo do rio Arunca, ligando as localidades de Flandres e Ranha de Baixo, na freguesia de Pombal. A empreitada vai ser lançada a concurso público com um preço base de 695 mil euros, acrescido de IVA e com um prazo de execução de 210 dias.

PUBLICIDADE

Imagem ilustrativa

Com o projeto, a autarquia pretende apresentar uma solução de desenvolvimento de um percurso pedonal que terá diversas valências: de acesso às propriedades agrícolas de forma pedonal, de circuito de manutenção à população, bem como uma pista ciclável, dando continuidade ao corredor ribeirinho já existente ao longo do rio Arunca. Pretende também valorizar a paisagem e a biodiversidade do meio hídrico, contribuindo para uma maior promoção dos recursos naturais junto da população.

Para o efeito, o corredor ribeirinho, que terá início na zona de lazer no lugar de Flandres, na periferia da cidade de Pombal, e término na rua Arunca, a montante do lugar de Ranha de Baixo, contemplará um conjunto de construções de madeira entre passadiços e pontes, criando uma alternativa mais saudável e forma de promover o turismo ou opção na peregrinação, aumentando os espaços de desporto e lazer para a população desfrutar, em geral, em caminhadas e percursos cicláveis na companhia de um curso de água das suas tradições culturais e biodiversidade a ele associadas.

PUBLICIDADE

publicidade

O projetista entende que “o aumento do número de pessoas junto dos rios traduz-se num maior envolvimento da comunidade como entidade fiscalizadora de problemas existentes, de alerta às autoridades competentes e, também, de um levantamento e identificação dos proprietários junto às linhas de água”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE