Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Pombal investe 1,5 ME em centro escolar na Pelariga

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 17-09-2020

O município de Pombal vai investir cerca de 1,5 milhões de euros na construção do Centro Escolar da Pelariga, a única freguesia que ainda não possui um equipamento do género, foi hoje anunciado.

PUBLICIDADE

O executivo referiu que, na mais recente reunião de câmara, foi aprovado o lançamento do concurso público para a construção, que propõe o prazo de execução de 450 dias.

PUBLICIDADE

publicidade

O novo estabelecimento de ensino pretende “assegurar a igualdade de oportunidades de educação pré-escolar e de ensino a todas as crianças e alunos”, referiu a vereadora da Educação, Ana Cabral, citada numa nota de imprensa.

A autarca afirmou ainda que, com esta obra, “todas as freguesias do concelho ficarão equiparadas com novas infraestruturas e equipamentos inovadores”.

PUBLICIDADE

Ana Cabral informou que a atual Escola Básica da Pelariga, no concelho de Pombal, distrito de Leiria, “não permite uma melhoria em termos qualitativos, não dispondo de espaço suficiente para expansão – por se encontrar junto a uma estrada principal, sem espaço para crescer à retaguarda ou para as laterais – nem de condições para criação de espaços educativos e lúdicos, em sintonia com o preconizado no perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória”.

Entre outros aspetos, o novo centro escolar permitirá a “racionalização dos recursos humanos, existindo uma vasta oferta de atividades destinadas a assegurar o acompanhamento das crianças do pré-escolar e dos alunos do 1.º ciclo, antes e depois da componente letiva e de enriquecimento curricular”, bem como “durante os períodos de interrupção letiva”, acrescentou a vereadora.

Segundo Ana Cabral, o novo polo terá “todas as condições para apoio às famílias”, o que constituirá uma “alternativa mais tranquila e segura para a maioria dos pais e encarregados de educação que trabalham essencialmente na cidade de Pombal ou na zona urbana”.

A edificar próximo da zona desportiva local, com uma área total de 4.438 metros quadrados, o centro escolar terá dois pisos, um acima da cota de soleira e um abaixo, lê-se ainda na nota de imprensa.

O projeto prevê a construção de quatro salas de aula de ensino básico e duas salas de jardim-de-infância, dispostas em diferentes alas do edifício, possibilitando o seu uso de forma independente ou conjunta.

Possuirá também áreas administrativas, salas polivalentes, biblioteca/informática, refeitório, instalações sanitárias e recreios.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com