Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Pombal dinamiza ação de controlo de espécies invasoras

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 20-10-2020

No âmbito da Semana Nacional sobre Espécies invasoras, que decorreu entre 10 a 18 de outubro, o Município de Pombal dinamizou, na passada sexta-feira, dia 16, uma ação de controlo de Erva-das-pampas.

PUBLICIDADE

A iniciativa, dinamizada por técnicos dos serviços da Unidade de Ambiente, Unidade de Espaços Verdes e Lazer, e Gabinete Técnico Florestal, foi realizada na zona do centro municipal de exposições (Expocentro),

PUBLICIDADE

publicidade

A Erva-das-pampas (Cortaderia selloana) é uma erva vivaz com uma grande roseta de folhas e grandes plumas branco-prateadas, pertencente á família das gramíneas e originária da América do Sul (Chile e Argentina). Invade principalmente áreas degradas, dunas costeiras e margens de vias de comunicação.

O crescimento vigoroso e a formação de tufos densos dão-lhe vantagem sobre a vegetação nativa. Produz muitas sementes, as quais são dispersas eficazmente pelo vento. As folhas cortantes podem causar irritação na pele.

PUBLICIDADE

O facto de ser uma planta que depois de introduzida num novo território se reproduz rapidamente e ocupa áreas extensas, sem a ajuda do homem, é considerada uma espécie invasora. Estas ameaçam a biodiversidade, os ecossistemas naturais, a produção de alimentos, a saúde pública e afetam a própria economia do país. Uma vez estabelecidas, as espécies invasoras são muito difíceis de eliminar e o seu controlo é muito dispendioso, pelo que evitar a utilização e prevenir a expansão destas espécies é a melhor solução.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com