Coimbra

Politécnico de Coimbra quer qualificar para “Impulsionar as Pessoas e o Território” (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 08-09-2021

Decorreu esta tarde, no auditório da Escola Superior Agrária de Coimbra, a apresentação do Projeto do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) que pretende “Impulsionar as Pessoas e o Território”, com o objetivo de “aumentar a qualificação de jovens e adultos para responder às necessidades do mercado de trabalho na região e no país”.

PUBLICIDADE

O projeto Impulsionar as Pessoas e o Território é uma iniciativa do Politécnico de Coimbra com vista à formalização de um consórcio para o desenvolvimento de programas de formação no âmbito dos programas Impulso Jovens STEAM e Impulso Adultos. 

Numa primeira fase o IPC focou-se em encontrar “ao longo do último mês e meio” parceiros como empresas, autarquias e outras instituições do setor social “que dissessem aquilo que o território está a precisar”, enquanto através das Escolas do Instituto se foi “montando uma oferta nas formações que o território tinha identificado como necessárias”, explicou Jorge Conde, líder do IPC.

PUBLICIDADE

publicidade

Este projeto contempla cerca de 100 ações de formação, desde Cursos Técnicos Superiores Profissionais, Licenciaturas, Mestrados, Pós-Graduações a Microcredenciações. 

Todas as atividades a serem desenvolvidas neste âmbito têm como objeto o desenvolvimento de ações destinadas à implementação destes programas formativos, promovendo uma ligação do conhecimento à prática e contribuindo para o reforço da qualificação e da competitividade da economia regional. 

PUBLICIDADE

“No espaço de quatro anos pretendemos mudar a competência de cerca de 3200 pessoas, que procuram entrar no mercado de trabalho ou que pretendem fazer alterações na sua vida profissional, reconvertendo-se ou requalificando-se”, clarifica o presidente da instituição de ensino. 

 

Este projeto vai entrar agora “em fase de concurso” às verbas dos fundos comunitários Portugal 2020 e Portugal 2030 e e segundo Jorge Conde é expectável que os resultados sejam conhecidos no início de 2022.

O responsavél  acrescentou que o “consórcio optou por se concentrar num conjunto de áreas”, tais como: a Administração Pública, Floresta e Agroalimentar, Saúde, Turismo, Desporto, Envelhecimento Ativo, Artes e também na Indústria e Tecnologia Digital. 

“É por tudo isto que, na dinâmica do que são os programas “Impulso Jovens STEAM” e “Impulso Adultos”, criados dentro do PRR, o Politécnico de Coimbra optou por estabelecer um conjunto alargado de parcerias, que estarão ligadas ao consórcio a ser criado numa segunda fase, para concorrer aos fundos a concurso”. 

O presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra CIM RC), José Carlos Alexandrinho aproveitou para elogiar o “trabalho de diagnóstico” no território realizado pelas autarquias e pelo tecido empresarial.

 

O presidente da CIM RC destacou ainda o carácter utilitário do programa formativo deste projeto: são formações que dão respostas às empresas e que precisam de profissionais naquelas áreas.

Na cerimónia foram celebrados protocolos com autarquias, empresas e outras instituições, nomeadamente: câmaras municipais de Cantanhede, Figueira da Foz, Lousã, Mealhada, Miranda do Corvo, Mortágua, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela, Soure, Tábua e Vila Nova de Poiares, ACIFF – Associação Comercial e Industrial da Figueira da Foz, ADELO – Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego, AP- AssocBenef. Da obra de Fomento Hidrogrícola do Baixo Mondego, APTS – Associação Portuguesa de Turismo Sustentável, CoimbraMaisFuturo, Escola Nacional de Bombeiros, CEARTE, CERC Coimbra (Conselho Empresarial da Região de Coimbra), Basi – Grupo FHC, Bluepharma e Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra. 

Veja o vídeo do direto NDC da apresentação do projeto:

 

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE