Coimbra

Politécnico de Coimbra desenvolve inovação imagiológica para o diagnóstico de doenças do sistema nervoso central

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 02-06-2020

ISEC-IPC desenvolve tomógrafo com melhor resolução direcionado para diagnóstico de doenças neuropsiquiátricas, tumores e lesões de acidentes vasculares.

PUBLICIDADE


O projeto Hirezbrainpet – Imagiologia cerebral neurofuncional por tomografia de emissão de positrões de elevada resolução – pretende desenvolver um tomógrafo cerebral inovador com potencial de alterar o paradigma de diagnóstico e investigação de doenças do sistema nervoso central.

A Tomografia de Emissão por Positrões (PET) é uma técnica imagiológica de base nuclear que permite a visualização de características funcionais dos órgãos e tecidos biológicos em 3D. O tomógrafo é desenvolvido com resolução espacial sub-milimétrica (inferior a 1 mm) e tecnologia de deteção inovadora baseada em Câmaras de Placas Resistivas (RPC-PET).

PUBLICIDADE

publicidade

Paulo Fonte, docente e investigador do Instituto Superior de Engenharia do Politécnico de Coimbra (ISEC-IPC) explica que, “este equipamento PET aplica-se no diagnóstico de estruturas cerebrais afetadas por doenças neuropsiquiátricas e na caraterização das lesões dos acidentes vasculares, por outro visa auxiliar a terapêutica, deteção e indicação do estado de tumores do sistema nervoso central e, em consequência, proporcionar melhores tratamentos oncológicos.”. O ISEC-IPC contribui com estudos bibliográficos e de
simulação física para apoio ao projeto do tomógrafo, desenvolvimento de software, integração de sistemas e divulgação de resultados.

O sistema pode, ainda, ser adaptado à imagiologia PET de alta resolução de outros órgãos, como coração ou fígado e o reduzido custo da tecnologia utilizada permite uma rápida
expansão tecnológica.

PUBLICIDADE

Este projeto resulta de uma parceria entre o Instituto Politécnico de Coimbra, o LIP – Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas e a empresa ICNAS Produção, líder do projeto. Integra o Programa INTERFACE do SI & DT PT2020, que
difunde e institui a ligação entre instituições de ensino superior e empresas com base na valorização e transferência de tecnologia, a fim de responder aos desafios de acesso ao conhecimento, flexibilidade e globalização dos mercados.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE