Coimbra

Politécnico de Coimbra cria sistema para tratamento de efluentes para a cortiça

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 anos atrás em 16-03-2021

Investigadores do Instituto Superior de Engenharia do Politécnico de Coimbra criaram um “novo sistema inteligente para tratamento de efluentes da indústria corticeira”, foi hoje anunciado.

PUBLICIDADE

A invenção, que tem uma patente submetida pelo Instituto Politécnico de Coimbra (IPC), “diferencia-se pela capacidade de tomada de tomada de decisão automática, decorrente da análise contínua da qualidade do efluente bruto da lavação de rolhas de cortiça”, apresentando “vantagens ambientais e económicas”, afirmou a instituição, em nota de imprensa enviada à agência Lusa.

O projeto contou com a colaboração de vários investigadores do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, sendo coordenado pelo docente da instituição Luís Castro.

PUBLICIDADE

A solução “beneficia o ambiente ao tratar exclusivamente a fração de efluente da indústria corticeira que necessita de tratamento reduzindo, dessa forma, o consumo de energia bem como a descarga no meio ambiente de produtos químicos usados no tratamento”, salientou.

“Ao apresentar reais vantagens económicas e ambientais para a indústria corticeira, esta solução é comercializável”, realçou Luís Castro, citado na nota de imprensa.

PUBLICIDADE

publicidade

De acordo com o IPC, a invenção pode também ser “aplicável a outros setores industriais cujos efluentes possuam características similares”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE