Coimbra

Politécnico de Coimbra apresenta livro AGA@4life sobre envelhecimento ativo e saudável

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 27-05-2019

O Politécnico de Coimbra promove uma sessão de apresentação do livro ” AGA@4Life – Abordagem geriátrica ampla na promoção de um envelhecimento ativo e saudável: componentes do modelo de intervenção”, amanhã, dia 28 de maio, às 16:30, no Centro Cultural Penedo da Saudade, em Coimbra. A iniciativa conta com a participação do Presidente do IPC, Jorge Conde.

PUBLICIDADE

O livro é coordenado por Telmo Pereira, do Departamento de Fisiologia Clínica da Escola Superior de Tecnologia da Saúde (ESTeSC – IPC), e tem como autores os docentes Ana Ferreira, Ana Paula Amaral, Ana Paula Fonseca, Ana Rita Alves, Anabela Martins, Carla Matos Silva, Carolina Fernandes, Clara Rocha, Cláudia Prata, Inês Cipriano, Joaquim Castanheira, Jorge Martins, Maria Helena Loureiro, Marina Saraiva, Paula Simões, Rute Santos, Tatiana Costa, Telmo Pereira e Vera Galinha.

PUBLICIDADE

publicidade

Esta publicação integra-se no projeto AGA@4life, um modelo de investigação pioneiro na área do envelhecimento ativo e saudável para o Politécnico de Coimbra, realizado através da ESTeSC – IPC. Esta nova abordagem visa identificar e conhecer um conjunto de informações clínicas, que até agora têm sido realizadas de forma não integrada.

O envelhecimento das populações constitui um importante desafio na atualidade. Para corresponder a esta problemática transversal aos vários sectores da sociedade, desenvolveu-se um modelo que visa a promoção de um envelhecimento ativo e saudável através da implementação de um modelo de intervenção fundado na abordagem geriátrica ampla (AGA), incorporando também recursos endógenos da região, e envolvendo o meio académico da área das Ciências da Saúde.

PUBLICIDADE

O modelo de AGA proposto, designado AGA@4life, assenta num protocolo de avaliação individual, de natureza holística e multidisciplinar, e consequente delineamento e implementação de estratégias de intervenção ajustadas a cada indivíduo, visando a prevenção da fragilidade e do declínio funcional, cognitivo e social do idoso. As ações de intervenção centram-se em programas personalizados de exercício físico, educação nutricional, estimulação cognitiva, monitorização de comorbilidades, aconselhamento fármaco terapêutico e promoção global do bem-estar.

O projeto AGA@4life teve a colaboração de outras instituições, como os politécnicos de Tomar e Castelo Branco e a Câmara Municipal da Lousã, e foi implementado na ADIC – Associação de Defesa do Idoso e da Criança de Vilarinho, Lousã.

O livro integra-se na coleção “Práticas – Conhecimento – Pensamento” editada pelo Politécnico de Coimbra e resultante de trabalhos científicos, contando com 16 números publicados.

O projeto AGA@4life é cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Acordo de Parceria Portugal 2020 – Programa Operacional Regional do Centro (CENTRO 2020).

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE