Empreendedorismo

Poliempreende na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 12-04-2015

Começam na próxima segunda-feira, dia 13 de abril, e prolongam-se até 21 de maio, as oficinas de preparação para a fase regional do 12º Concurso Poliempreende que decorre na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) e que culmina, a 4 de junho, com a avaliação e escolha dos melhores planos de negócio que vierem a ser apresentados por estudantes e docentes da instituição.

PUBLICIDADE

Trata-se de dois ciclos formativos (as designadas “Oficinas E” e “Oficinas E2”), que visam motivar e habilitar a comunidade académica da ESEnfC para concorrer ao Concurso de Ideias (o prazo termina já a 13 de abril) e, posteriormente, ao Concurso de Planos de Negócio (neste caso, a entrega dos projetos pelas equipas estende-se até 25 de maio).

“Da ideia ao plano de negócio: experiência e vivência de um projeto de sucesso”, “Plano de negócio: como criar o modelo de negócio”, “Empreendedorismo social: como desenvolver um projeto de sucesso”, “Visita ao IPN: importância do plano de negócio”, “Modelo inovador de Gestão de Lares”, “Elaboração do plano de negócio: aspetos práticos” e “Elaboração do plano financeiro: esclarecimentos de dúvidas” são os temas de nove oficinas programadas.

PUBLICIDADE

publicidade

O Poliempreende é um concurso que engloba todos os 15 institutos politécnicos do país, assim como as escolas superiores de Enfermagem de Coimbra e da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, a Escola Superior Náutica Infante D. Henrique e as escolas politécnicas das universidades de Aveiro e do Algarve.

O concurso tem como principal objetivo promover projetos de vocação empresarial, fomentando o espírito empreendedor no seio das comunidades educativas. Os planos de negócio vencedores a nível regional, nos vários institutos politécnicos e escolas, vão concorrer, em setembro, numa final nacional.

PUBLICIDADE

Em setembro de 2009, no âmbito do 6º PoliEmpreende, a finalista da ESEnfC Cátia Rodrigues alcançou a segunda posição nacional, com o projeto “Easy4you” (para melhoria da vida dos doentes com diabetes).

Em janeiro de 2013, o projeto “ShowerCare” (banheira insuflável com duche para acamados), da finalista da ESEnfC, Diana Pires (que integrara o Poliempreende do ano anterior), foi distinguido com três prémios no âmbito do Concurso de Ideias de Negócio “Arrisca C 2012”: Prémio a2b/Bluepharma, Prémio IPN-Incubadora e Prémio Novotecna/FabLab Coimbra.

Em fevereiro de 2014, três projetos desenvolvidos por finalistas da ESEnfC, no âmbito do Poliempreende, foram premiados no “Arrisca C 2013”: “COOLdent” (produto inovador para deteção rápida, precoce e a baixo custo, de cáries dentárias), “Dressgel” (vestuário eficaz na prevenção da ocorrência de úlceras por pressão) e “Idealflush” (seringa inovadora que diminui o risco de infeção associada aos cuidados de saúde).

O projeto Poliempreende na ESEnfC é coordenado pela professora Rosa Cândida Melo.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE