Polícias

Polícia Marítima “pesca” 35 toneladas de espadarte

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 29-12-2022

Os elementos do Comando-local da Polícia Marítima de Setúbal realizaram, no decorrer desta semana, uma ação de fiscalização no porto de pesca de Sesimbra, da qual resultou a apreensão de mais de 35 toneladas de pescado.

PUBLICIDADE

​Durante esta ação, os elementos do Comando-local da Polícia Marítima de Setúbal detetaram uma embarcação de pesca costeira que continha, no seu interior, diverso pescado congelado. Os agentes da Polícia Marítima apreenderam cerca de 35 toneladas de espadarte, uma vez que a embarcação não possui licença para captura desta espécie, mais de uma tonelada de barbatanas de tubarão, cuja comercialização é proibida, bem como cerca de meia tonelada de Anequim, estando a captura desta espécie proibida.

O Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima de Setúbal, em colaboração com a Doca Pesca de Sesimbra e a Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, bem como de diversas entidades civis locais e empresas especializadas em manuseamento de operações de frio, coordenaram uma operação logística que permitiu efetuar a descarga do pescado congelado, garantindo a cadeia de frio. Esta foi realizada com recurso a camiões frigoríficos, tendo o respetivo pescado sido posteriormente inspecionado pelos Serviços de Alimentação e Veterinária da Região de Lisboa e Vale do Tejo.

PUBLICIDADE

publicidade

Os elementos da Polícia Marítima elaboraram o respetivo auto de notícia e, como medida cautelar, foram apreendidas as mais de 35 toneladas de pescado. O Espadarte foi vendido, ficando o valor a reverter para o processo e o Anequim foi doado a uma instituição de solidariedade social, após avaliação da autoridade sanitária.

Nesta ação, com uma duração aproximada de 40 horas, estiveram envolvidas diariamente mais de 20 pessoas. O Comando-local da Polícia Marítima de Setúbal contou com o apoio de meios e pessoal da Direção de Combate à Poluição do Mar, do Departamento Marítimo do Centro e da Marinha Portuguesa.

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE